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WhatsApp Image 2023 11 30 at 09.58.46 2Procedimentos de estética estão sendo reproduzidos em peças anatômicas frescas
O ensino-aprendizagem em anatomia é essencial para a formação de profissionais de todas as áreas de conhecimento ligadas à saúde e um fator isolado para prevenção de intercorrências médicas. Pensando em proporcionar uma maior conexão entre teoria e prática a estudantes e profissionais que tiveram sua formação impactada pela falta de contato com peças anatômicas frescas, o 1º Congresso Brasileiro de Anatomia Aplicada à Estética reúne mais de 530 profissionais da área de estética na UFMG entre hoje, 30, e amanhã, inaugurando um conceito de estudo inédito no Brasil.

“Durante muito tempo houve um vácuo na doação de cadáveres. Há uma quantidade muito grande de faculdades que não tem, em função de uma legislação muito rígida. Além disso, nós tivemos uma pandemia de covid-19 que afetou bastante a dinâmica de ensino-aprendizagem. Mesmo as instituições que dispõem ficaram pelo menos dois anos sem usar os laboratórios”, afirmou Antônio Custódio, professor do Departamento de Morfologia e coordenador do evento.

Durante o encontro, os principais procedimentos realizados na estética estão sendo reproduzidos e apresentados aos participantes em peças frescas, demonstrando os planos e estruturas anatômicas. Ao todo, estão previstas quinze atividades práticas, transmitidas ao vivo direto dos Laboratórios de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Na condução das atividades estão 27 professores que são referência nessa área de atuação no Brasil.

A professora Élida Rabelo, vice-diretora do ICB UFMG, destacou que “nesse 1º Congresso de Anatomia Aplicada à Estética, vemos a intercessão perfeita dos pilares defendidos pela universidade: ensino, pesquisa e extensão”. Ao saudar alunos e antigos alunos na cerimônia de abertura, ela afirmou ser a universidade o foro mais adequado para uma formação continuada.

A programação, dividida em módulos, continua nessa sexta-feira com os temas “Anatomia das Suspensões” e “Anatomia aplicada às Cirurgias Estéticas”.

CRESCIMENTO NO RANKING DA ESTÉTICA

Os procedimentos estéticos tiveram um crescimento exponencial em todo o mundo, alavancado pela importância que a imagem pessoal representa nas redes sociais. Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial da estética, de acordo com relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). Pelo levantamento também é possível perceber a mudança no perfil do paciente, que busca cada vez mais por intervenções menos invasivas. Entre 2016 e 2020 o número de procedimentos injetáveis cresceu 24,1% no país.

Redação: Dayse Lacerda - jornalista na ACBio

333e6575 6408 4218 856c bf8ec7b8a29dTema foi abordado em seminário do NAPG apresentado pelo diretor do ICB UFMG

Os mácrofagos são células do sistema imunológico que a princípio tem uma função: se alimentar de restos, das partes residuais e inúteis para o corpo retidos em tecidos dos nossos órgãos. Eles precisam ser estimulados para entrar em ação, e o estudo desses diferentes estímulos demonstra resultados que podem trazer avanços nas ciências da saúde. Esse foi o assunto do último Seminário NAPG de 2023, apresentado pelo professor Ricardo Gonçalves, do departamento de Patologia Geral, e diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG).

Essas células podem ser usadas em diversas situações para cumprir objetivos diferentes, já que “são muitos que estão presentes em diferentes tecidos e os impulsionando de maneira distinta também”, afirma Ricardo. Portanto, ao manipular esses impulsos, os macrófagos podem adotar outras funções como, por exemplo, o controle da inflamação em pessoas com colite, sendo utilizado como uma forma de imunoterapia. Estudos sobre esse tema tem avançado bastante nos últimos anos e já existem registros na Europa dessa técnica sendo aplicada em pacientes humanos.

Outra área de destaque dos macrófagos é a do tratamento de tumores Já que o objetivo deles é manter o corpo em homeostase, ou seja, equilibrado interiormente, eles funcionam como um anti-inflamatório. Sua maior eficiência está no tratamento da mucosite, que já mostrou bons resultados. Atualmente, diversos ensaios e experimentos têm sido feitos com camundongos e apresentam resultados promissores.

Essa célula do sistema imune também é muito relevante para outras atividades do organismo, como o desenvolvimento embrionário, ritmo cardíaco e existem indicações de que existe uma relação entre os macrófagos e a depressão. Por isso, o seu uso ainda pode ser muito explorado em questões metabólicas, imunológicas e inflamatórias.

NAPG

O Núcleo de Apoio à Pós-Graduação congrega 13 programas de pós-graduação acadêmicos e três cursos de mestrado profissional. Em seu conjunto, as pós-graduações do ICB são bem consolidadas e de destacada excelência nacional e internacional. Em relação aos 13 programas de pós-graduação que possuem doutorado, mais de 60% dos programas atingiram notas 6 e 7 da Capes, porcentagem essa que atinge 100% se considerados os programas com conceito ≥ 5.

 

Redação: Gabriel Martins - Bolsista Sigepe

399361127 1336726553904734 4085155803895595949 nEstão abertas as inscrições, gratuitas, para o curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, dirigido a cientistas, professores, divulgadores, jornalistas e demais interessados em divulgação científica, ou Comunicação Pública da Ciência, de todo o Brasil. Haverá emissão de certificado, mas apenas para os participantes previamente inscritos, até o dia 28 de novembro, pelo Sympla.

Nesta edição foram convidadas três pesquisadoras que atuam na área da divulgação científica, para falar, de perspectivas diferentes, mas de forma objetiva e embasada na teoria e na prática, sobre: financiamento de projetos, produção de vídeos que engajam (sempre de olho na ética), e a prática de transmitir conteúdos usando diferentes plataformas de comunicação. Ou seriam plataformas de entretenimento?

Após um período exclusivamente no formato online, o Fala Ciência! 2023 será híbrido. O encontro será na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na av. José Cândido da Silveira, 1500. Horto Florestal, em Belo Horizonte. E, para que possa alcançar todas as regiões de Minas Gerais e do Brasil, o evento também será transmitido - ao vivo - pelo Canal Fala Ciência!, no YouTube (@falaciencia).

O CURSO

Fala Ciência é uma realização da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) entidade criada em 2014 para reunir as principais universidades e outras instituições públicas e privadas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, por meio de suas estruturas de Comunicação Pública da Ciência e de Divulgação Científica, bem como os representantes de projetos e programas nessa área de cada instituição parceira.

Idealizado para contribuir com a formação dos membros da rede, pesquisadores e estudantes das instituições e para apoiar os jornalistas que cobrem ciência, o curso já reuniu alguns dos grandes nomes da divulgação científica e da pesquisa brasileiras, oriundos de diferentes regiões do país, como Ildeu de Castro, Yurij Castelfranchi, Átila Iamarino, Natália Pasternak, Luísa Caires, Amanda Milléo, Luciana Silva, Jéssica Norberto e Bernardo Esteves, dentre vários outros.

SERVIÇO

12° Fala Ciência!
Dia 29 de novembro, das 14h às 17h
Presencial: Auditório da Fapemig. Av. José Cândido da Silveira, 1500. Horto Florestal, Belo Horizonte. MG. Ao lado da estação Horto, do metrô.
Online: http://www.youtube.com/@falaciencia

PROGRAMAÇÃO

14h - Abertura - A Rede Mineira de Comunicação Científica – Coordenadores

14h15 - Quem paga pela comunicação pública da ciência? Juliana Fedoce - Subcoordenadora do projeto Uai Me conta?!

15h - Crie vídeos de Divulgação Científica impactantes: dicas e técnicas. Tuany Alves - Jornalista e Especialista em Comunicação Pública da Ciência

16h - Transmídia na prática para Divulgação Científica - Ana Carolina Souza - Professora

AS PALESTRANTES

Ana Carolina A. Souza
Professora da PUC Minas e do Centro Universitário UNA, a paraense atua também como estrategista de marcas e divulga ciência no seu canal @‌acasprof, nas redes sociais, onde fala sobre Transmídia, Branding, Comunicação Sustentável e Geomídia, associados com Cultura Pop. Graduada em Jornalismo, tem mestrado em Comunicação Social, e doutorado em Mídia e Comunicação pela UFMG e pela Jönköping University, Suécia.

Juliana Fedoce - UAI Me Conta!
Mãe do Felipe, doutora em Química (UFMG), pós-doutora pelo MIT (EUA), é professora associada II do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, onde coordena o Laboratório de Química Computacional, e orienta estudantes de todos os níveis junto ao Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais. Idealizadora e atual presidente do Instituto Sua Ciência, é a subcoordenadora do Projeto Uai, Me Conta?! Ela se diz uma “entusiasta e aprendiz de muitas coisas, principalmente de Comunicação Pública da Ciência”.

Tuany Alves
Bacharel em Jornalismo, tem pós-graduação em Jornalismo em Ambientes Digitais (Uni-BH)e em Comunicação Pública da Ciência (UFMG), além de cursar MBA em Marketing. Expressando uma boa síntese de teoria e prática, atualmente sua atuação é focada principalmente em redes sociais: produção, gerenciamento e análise. Contribui com a Wylinka, organização sem fins lucrativos que apoia a transformação do conhecimento científico em soluções práticas que aprimoram a vida cotidiana das pessoas, e com a Matildas, empresa especializada em divulgar ciência e tecnologia. Na academia, pesquisa questões de gênero na ciência e na divulgação científica em ambientes digitais. Sua trajetória inclui, ainda, participação em projetos como o 'Minas Faz Ciência' (Fapemig) e a TV UFMG.

Fonte: Rede Mineira de Comunicação Científica

As Pró-Reitorias de Extensão e de Pesquisa da UFMG, por meio do Comitê para Discussão e Monitoramento da Política de Divulgação Científica (COMDICI) e da Rede de Divulgação Científica, estão fazendo um levantamento dos espaços, das ações e dos agentes de divulgação científica na Universidade.

Com este mapeamento pretendemos reunir informações que nos orientem na elaboração de políticas institucionais e que contribuam para a promoção de processos solidários e sinérgicos na divulgação científica na Universidade.

Você participa de alguma ação de ensino, pesquisa ou extensão que tenha como um dos seus objetivos o compartilhamento com um público não especializado do conhecimento gerado na universidade? Então colabore com esta inciativa!

Acesse o questionário disponível neste link.

unnamedNo último seminário do ano promovido pelo NAPg, diretor do ICB discutirá alternativas para uso de células do sistema imune

O professor do Departamento de Patologia e também diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG) Ricardo Gonçalves apresentará o último Seminário do Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPG), com o tema “A reprogramação de macrófagos como uma alternativa terapêutica”. A palestra ocorrerá no dia 28 de novembro, próxima terça-feira, no Auditório 4 - Caatinga do ICB UFMG e será totalmente presencial..

Os macrófagos são células que estão em todos os órgãos do corpo humano, com a função de remover os restos celulares e proteger o corpo de agentes invasores estranhos, sendo muito relevante para a resposta imune do corpo humano. Esse tipo de célula é ativada de diversas formas diferentes e é sobre isso que o seminário se trata, buscar diferentes alternativas de ativar os macrofágos para que eles cumpram outras funções que beneficiam o corpo.

Dentre essas outras funções, o professor Ricardo levanta a possibilidade de novos estímulos para macrofágos para diversas atividade metabólicas, imunológicas e inflamatórias, e talvez até mesmo outras tarefas como uso terapêutico.

Para participar do seminário, não será necessário inscrição prévia e será emitido certificado para os presentes.

NAPG

O Núcleo de Apoio à Pós-Graduação congrega 13 Programas de pós-graduação acadêmicos e três cursos de Mestrado Profissional. Em seu conjunto, as pós-graduações do ICB são bem consolidadas e de destacada excelência nacional e internacional, sendo que em relação aos 13 Programas de pós-graduação que possuem Doutorado, mais de 60% dos programas atingiram notas 6 e 7 da CAPES, porcentagem essa que atinge 100% se considerados os Programas com conceito ≥ 5.

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