Pesquisa conduzida por docentes do Instituto Ciências Biológicas (ICB-UFMG) destaca Eficácia e Imunogenicidade em Modelos Animais
Em busca de vacinas eficazes contra as variantes do vírus SARS-CoV-2, professores do Instituto Ciências Biológicas (ICB-UFMG) desenvolveram uma plataforma de nanopartículas lipídicas para identificar novas e potentes vacinas de ácidos nucleicos contra variantes de COVID-19. “Apesar da semelhança com as vacinas de RNA aprovadas, nossa abordagem utiliza DNA encapsulado em nanopartículas lipídicas e demonstrou eficácia comparável à vacina Pfizer/BioNTech em modelos animais", afirma o Professor Pedro Pires Goulart Guimarães, coordenador do estudo.
Até o momento, testes pré-clínicos foram realizados, incluindo a avaliação da eficácia e imunogenicidade em camundongos e hamsters. O grupo visa estabelecer uma plataforma robusta de vacinas baseada em ácidos nucleicos e nanopartículas lipídicas, potencialmente aplicável a outras doenças infecciosas.
O trabalho, parte da tese de doutorado da aluna Lays Cordeiro Guimarães, foi publicado na revista Nature Communications em janeiro de 2024. Para acessar o artigo, clique aqui.
Outros professores do ICB-UFMG são coautores e colaboradores do trabalho: Frederic Frézard, Mauro Martins Teixeira, Vivian Vasconcelos Costa, e Renato Santana de Aguiar. O estudo contou ainda com a participação de professores e pesquisadores da Fiocruz Minas, UEMG, USP, Universidade da Pensilvânia e Universidade de Wisconsin. O projeto recebeu suporte do LABNANO, PRPq-UFMG, CNPq, CAPES, FAPEMIG, MCTI, INCT-Dengue e PGFISFAR.