Nomes científicos foram dados em homenagem a docentes falecidos do ICB
Os pesquisadores do Centro de Coleções Taxonômicas do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB-UFMG) encontraram novas espécies do gênero Grotea, que são vespas parasitóides que atacam ninhos de abelhas solitárias construídos em galhos ocos. As espécies foram denominadas Grotea claudiae Kumagai e Grotea fernandoi Lima, em homenagem aos falecidos professores Cláudia Maria Jacobi e Fernando Amaral da Silveira, respectivamente.
O artigo publicado por Alessandro R. Lima e Alice F. Kumagai, além de apresentar essas novas espécies de vespa, também apresenta as formas de identificar as diferentes espécies do gênero, que tem abrangência Neotropical. A espécie Grotea claudiae Kumagai foi encontrada no estado do Pará e tem uma coloração e venação em suas asas que são diferentes de outras do gênero, enquanto a Grotea fernandoi Lima, encontrada em Minas Gerais, destaca-se pelo formato incomum de sua cabeça. Todo o material da pesquisa está depositado no ICB-UFMG, no Centro de Coleções Taxonômicas.
A professora Cláudia Maria Jacobi, falecida em 2021, fez parte do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução, chefiando-o de 2009 a 2011. Sua área de atuação girava em torno da ecologia de campos rupestres, com foco em afloramentos ferruginosos, interações ecológicas e modelagem da dispersão de organismos.
O professor Fernando Amaral da Silveira, falecido em 2022, foi do Departamento de Zoologia, onde lecionou por 26 anos. Sua área de atuação girava em torno de temas como abelhas, fauna, sistemática, conservação e biodiversidade, com foco maior em sistemática e conservação de abelhas.
Ambos os professores foram muito importantes para a formação de diversos discentes do ICB, sendo homenageados por pesquisadores amigos no artigo que você pode ler clicando aqui.