Educação & Cidadania
Projeto/Programa |
Breve descrição da atividade |
Coordenador/contato |
A Célula ao alcance das mãos |
Coleção de Modelos tridimensionais em gesso, representativos de células com suas organelas, todos os tipos de tecidos, fases do desenvolvimento embrionário e fetal, órgãos e sistemas orgânicos humanos, em tamanhos próximos do natural e alguns em grande aumento, visando facilitar a compreensão de cada estrutura representada. |
Profª Gleydes Gambogi Parreira (Museu de ciências morfológicas)
Ramal: 2817 |
Agere (prevenção da Epilepsia) |
Programa AGERE, utilizando como ferramenta, a educação de crianças, jovens e adultos, estudantes, profissionais da área da saúde e educação, e população leiga, pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com epilepsia. |
Profª Juliana Tavares
Ramal: 2943 https://www.facebook.com/Liga-Acad%C3%AAmica-de-Epilepsia-UFMG-452547124815532/?ref=page_internal |
Banco de alimentos |
Contribuir para o processo de gestão do programa Banco de Alimentos, bem como fortalecer as ações de segurança alimentar e combate à fome no âmbito dos Bancos de Alimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. |
ProfªJanice Henrique da Silva / / Ramal: 2813 |
Dia do Cérebro |
Programa de ações em extensão para ampliar a participação de Minas Gerais na“Brain Awareness Week”, ou Semana do Cérebro, que é uma campanha global que visa aumentar a compreensão e o interesse da população pelos avanços e benefícios das pesquisas científicas na área de neurociências. |
Profª Grace Schenatto / Ramal: 2939 |
Dia do DNA |
Concurso “Está no DNA”: seleciona e premia a melhor representação criativa da molécula. |
ProfªÉlida Rabelo
Ramal: 2851 |
Doam-se aulas |
“Doamos uma Aula”: que irá disponibilizar aulas de biologia para escolas do ensino fundamental e médio. Com duração aproximada de uma hora, as aulas podem ser solicitadas pelas escolas interessadas via email junto à Secretaria do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia |
ProfªLeda Quércia
Ramal: 2656 |
Exposição de Arte nos Corredores |
ICB em Obras de Arte: A proposta desta atividade é trazer para o ICB um olhar diferenciado sobre as artes, entre elas a exposição de “Ilustrações Científicas e Naturalistas” e séries de fotografias, produzidas por pessoas ligadas ao ICB. Ricas em detalhes, as obras integram a mostra e transforma os corredores do ICB em verdadeiras galerias de arte. |
ProfªMicena Roberta Miranda
Ramal: 3005 |
Ilustração Científica |
Workshop de Ilustração Científica Biológica: workshop para promoção de discussões sobre ilustração científica e realização de oficinas de técnicas de ilustração zoológica e botânica. |
Enaile e Marco Anacleto
Ramal: 3045 |
Interagir |
Projeto Interagir: recebe visitas de alunos de escolas públicas e particulares de BH para atividades em laboratório. Além de conhecerem o espaço universitário, os estudantes têm a oportunidade de experimentarem a biologia na prática por meio do contato com modelos e peças anatômicas reais, jogos, dinâmicas, explicações expositivas e debates. |
ProfªJanice Henrique da Silva / / Ramal: 2813 |
Menina Gê |
Passar aos pais e educadores informações básicas sobre a sexualidade, sobre o início da formação da vida, sobre os riscos do sexo precoce e o acesso aos métodos contraceptivos de baixo custo e eficácia. Em linguagem acessível, em formato divertido, com oficinas, dinâmicas e grupos de partilha, o minicurso pretende orientar os educadores para a transmissão dos conhecimentos aos adolescentes fundamentada na valorização da vida, no estímulo à autoestima e no diálogo aberto, verdadeiro e afetivo. |
ProfªGerluza Aparecida Borges
Ramal: 2803 |
MycoProjector |
O projeto de extensão MycoProjector: Projetando a diversidade de fungos da Antártica foi criado para tornar públicas as atividades do projeto de pesquisa “MycoAntar: diversidade e bioprospecção de fungos da Antártica”. Colocar em evidência o caráter exploratório e inovador desta pesquisa, bem como o seu valor estratégico na ocupação do território daquele continente, são alguns dos objetivos do Mycoprojetor. Blog criativo, com vídeos, áudio, e muita informação “quente” sobre a Antártida. |
Prof. Luiz Henrique Rosa
Ramal: 2749 |
Museu de Ciências Morfológicas |
Desenvolve projetos sociais e de divulgação científica, com foco na educação informal para a saúde e a solução de problemas da vida diária da comunidade. A ideia é estreitar os laços da Universidade com a sociedade e ampliar sua atuação junto aos ensinos de nível fundamental e médio, com o objetivo último de incentivar uma nova consciência frente ao ensino das Ciências. As ciências morfológicas estudam a forma e as características dos organismos vivos, usando basicamente para isso a anatomia (estrutura), permitindo identificar e classificar as espécies. A exposição também possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual, uma vez que as peças foram elaboradas em relevo, facilitando a percepção tátil de suas características morfológicas. |
Profª Maria das Graças Ribeiro
Ramal:2782 |
Pitch,Science Slam e Drops of Science |
Concurso de Pitch: Pitch é um vídeo curto cujo objetivo é apresentar os resultados mais importantes de uma pesquisa ou outro empreendimento. A proposta é comunicar ciência à população e também à própria Universidade e a outros centros de pesquisa o que anda acontecendo no campo da Biologia, em diferentes subáreas, com linguagem acessível. |
ProfªAdriana Abalen
Ramal:3025 |
Concurso de Science Slam: Competição performática na qual os cientistas apresentam – ao vivo – suas pesquisas de forma irreverente, divertida e interativa. Pode ser na forma de teatrinho, música, experimento ao vivo, dança ou outra forma com duranção máxima de 8 minutos. O público será composto por não especialistas no assunto. O foco é ensinar ciência a um público diverso, de uma forma descontraída, mas também fortalecer em pesquisadores e estudantes a importância de se comunicar efetivamente com a sociedade. |
||
Drops of Science: Pequenas apresentações informais e descontraídas sobre temas científicos (20 min.), feitas por cientistas de renome sobre questões de grande interesse do público. |
||
UFMG & Escolas |
Em média duas vezes ao ano o ICB abre seus laboratórios para a interação entre estudantes e os cientistas do Instituto. Com inscrições gratuitas (pelo site do Projeto), a proposta é incentivar o aprendizado de ciências a partir da solução de problemas práticos propostos pelos participantes, e dentro do tema proposto a cada edição. Na maior parte do tempo os jovens estarão realizando experimentos em laboratório. Não são ministradas aulas, nem é feito qualquer tipo de revisão de conteúdo escolar. Podem se inscrever: estudantes do ensino médio e das 8ª e 9ª séries do ensino fundamental. Estudantes de graduação e de pós-graduação podem se inscrever como monitores. Em algumas edições também é oferecida uma versão do curso para professores de nível fundamental e médio. |
Prof. Ronaldo Nagem
Ramais: 2506 ou 2626 |
Universidade das Crianças |
Universidade das Crianças: é um projeto de extensão que tem o objetivo de disseminar conceitos e descobertas da ciência. Para isso a equipe do projeto responde aos questionamentos do público infantil. As perguntas das crianças são adaptadas e respondidas em programas de áudio e vídeos de animação. |
Profª Débora Reis
Ramal: 2820 |