Bem-vindo ao Ano do Cuidado no ICB. A iniciativa, que conta com apoio dos vários segmentos do Instituto, foi inaugurada na terça-feira, 13 de abril, durante a reunião da Congregação, e tem o objetivo de promover a reflexão e o debate acerca do tema Biossegurança no Trabalho e Saúde do Trabalhador.
Na prática, isso significa um compromisso institucional de realçar e fazer desenvolver ações voltadas para a promoção do cuidado, por meio de capacitação, de outros cursos específicos, palestras e eventos dirigidos aos diferentes públicos do Instituto.
Avançar no adequado gerenciamento dos resíduos também faz parte dessa abordagem. O ICB é uma das cinco maiores unidades geradoras de resíduos na UFMG e o cuidado deve se estender ao meio ambiente.
“Temos de cuidar de nós mesmos, das nossas pesquisas e do nosso trabalho, dos visitantes, do ambiente, dos que estiverem fora do laboratório, da sociedade, como um todo, e, de um modo especial, dos nossos estudantes, que irão reproduzir técnicas, hábitos e comportamentos no futuro”, destaca a diretora, Andréa Macedo.
Ela também chama a atenção para o fato de que o cuidado no trabalho se reverte para fora e chega aos nossos lares, na medida em que previne acidentes e pode, por exemplo, evitar a transmissão de algum patógeno aos familiares. “Os servidores administrativos, que não trabalhem diretamente em laboratórios, também precisam estar bem informados das noções básicas de biossegurança, para se protegerem”, alerta Andréa.
A diretora declarou ainda sua simpatia pela ideia de “ano-temático” como estratégia de mudança de cultura organizacional e convidou a todos a darem sugestões de temas futuros, que possam fazer o Instituto avançar.
Biossegurança
Sob o mote de que “Somos ICB – A Biossegurança depende de todos nós”, os membros da Congregação receberam o Calendário de Biossegurança, um cartaz colorido, que alia ao cuidadoso texto da técnica Neuza Antunes Rodrigues (Bioquímica e Imunologia) os bem humorados quadrinhos de Paulo Barbosa, com diagramação de Marcus Vinicius dos Santos (ACBio).
Ilustrada com imagens ao estilo cartoon, a peça reforça algumas dicas de biossegurança vitais para o trabalho em laboratório. Ao lado de telefones de emergência e orientação de fontes institucionais estratégicas, esta "folhinha" traz dicas e algumas datas importantes do calendário da UFMG, dando à peça um caráter utilitário, para incentivar a consulta durante todo o ano.
A versão eletrônica do cartaz está disponível para download neste link: clique aqui