Entre 5 e 7 de novembro será realizado o 8º Simpósio Internacional de Neurociências. "Como o desenvolvimento e a plasticidade podem contribuir para a evolução do cérebro humano?" é o título da conferência de abertura, na manhã desta quinta, 5, às 9h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais, CAD1, no campus Pampulha da UFMG.
O conferencista será o professor Roberto Lent, do departamento de Anatomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma autoridade no assunto. Autor do livro “Cem Bilhões de Neurônios”, Lent também apresentará a palestra “Ciência para educação: hora de conectar”, às 13h, no Auditório 2A, do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais, o CAD1. Esta palestra será aberta à participação de todos os interessados, gratuitamente.
Além das principais iniciativas de neurociências desenvolvidas na UFMG, e em todo o Brasil, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Simpósio vai debater plasticidade cerebral, evolução, neurociências, educação, cognição social, musicoterapia, neuromodulação e drogas psicoativas, sinalização glutamatérgica e doenças neurodegenerativas, acidente vascular cerebral e as novas fronteiras, neuroinflamação, neurociências e mindfulness.
DROGAS
Na tarde da quinta-feira, 5, à 14h, outro destaque é a mesa redonda “Drogas Psicoativas”, que abordará aspectos neurológicos, biológicos, farmacológicos e clínicos relacionados ao transtorno do uso de substância ("dependência química"), problema de saúde pública que tem impactos sociais.
O Prof. Valdir Campos, da UFES, abordará os tratamentos psiquiátricos utilizados atualmente, transmitindo sua experiência com pacientes nessa área. A Profa. Cleópatra Planeta, da UNESP, apresentará alguns modelos experimentais de drogas de abuso e sua utilização para identificar fatores que tem impacto sobre o uso indevido de substâncias, a exemplo do estresse. E o professor Fabrício Moreira, do ICB, apresentará resultados de suas pesquisas experimentais que apontam para novos tratamentos farmacológicos com base em uma substância extraída da maconha.
Na manhã da sexta-feira, 6, às 9h, o professor Michael Modo, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, falará sobre Plasticidade do cérebro e recuperação em modelos pré-clínicos de AVC.
Na tarde de sexta, 6, às 14h, "O suicídio e sua prevenção" será o tema da palestra do professor José Manoel Bertolote, da OMS e da Unesp de Botucatu.
Estão programados ainda cursos, oficinas e uma apresentação artística, organizados pelo programa interdisciplinar de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais, o qual foi desenhado para o estudo neurocientífico do comportamento a partir da exploração das diversas fontes do saber.
Clique aqui para conhecer a Programação Completa
Inscrições e outras informações (Fundep)
http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=6794