Menu

Em uma noite de homenagens realizada no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), nesta segunda-feira, 19 – dia da Inovação, a Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), abriram a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Estado de Minas Gerais. A atividade da Semana no ICB  

Aqui você encontra a programação completa da SNCT no ICB, que integra também a Semana do Conhecimento da UFMG. (PDF)

Na ocasião foram lançados dois editais que representam investimento de R$4 milhões para apoiar a divulgação de ciência em universidades públicas ou confessionais e de instituições de ciência e tecnologia no estado.

Os editais foram assinados no momento do evento pelo subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Leonardo Dias de Oliveira, e pelo Diretor Científico da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão (Foto 2, de pé), professor do ICB. 

Cada edital vai disponibilizar R$ 2 milhões, para estruturas de comunicação e para projetos de popularização da ciência, “como forma de facilitar a disseminação e a democratização da informação sobre a produção do conhecimento em ciência e tecnologia em Minas Gerais e suas implicações no dia a dia dos cidadãos, assim como promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas. Os últimos editais com esse objetivo foram publicados em 2011”.

Paulo Beirão explica que as chamadas públicas estão dentro de um espírito de envolver pesquisadores no processo de popularização e difusão dos resultados de pesquisa. “O objetivo é principalmente estimular novas atividades, inovadoras e criativas, envolvendo todas as instituições de ciência e tecnologia do estado“, esclarece.


A mesa de honra, da esquerda para diireita:
Cibele Aguiar – representante da Rede Mineira de Comunicação Científica - Universidade Federal de Lavras; Vereador Juninho Paim; subsecretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Leonardo Dias de Oliveira; Adelina Martha dos Reis - pró-reitora de Pesquisa da UFMG, representando o reitor, professor Jaime Ramirez; Andréa Mara Macedo, diretora do ICB; Marina Pinto de Andrade Alves - coord. do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais; e, de pé, Paulo Sérgio Beirão – diretor Científico da Fapemig

Para Beirão, a presença de muitos pesquisadores no evento mostra a valorização crescente dessa área. Ele citou pesquisa recente do professor Yuri Castelfranchi, que mostra que há avidez da população por ciência.

“Em algumas áreas, até supera o interesse por temas que se reconhece como sendo grandes, como esportes, por exemplo, o que  mostra que iniciativas nessa área terão boa receptividade”, afirma.

Sem precisar uma data, Beirão adianta, em entrevista, que a Fapemig se prepara para lançar novos editais de fomento à pesquisa, como Pesquisador Mineiro e Universal.

MAIS CRIAÇÃO E PRODUTOS
Para o subsecretário Leonardo Oliveira, o maior desafio de sua pasta é diversificar a economia do estado.

“Com tecnologia e inovação a gente aumenta a produtividade com menor custo”, afirmou. Lembrando que Minas Gerais é a 3° economia do Brasil, ele advertiu para o fato de que “se tirarmos os números da Mineração e do Café, o estado fica em 22º lugar. Atrás do estado do Acre”.

Na visão de Oliveira, a transformação de Minas Gerais em um dos estados mais inovadores do Brasil e do mundo, prescinde de uma maior proximidade com a comunidade científica e de inovação.

No ranking nacional da SNCT, em 2015, Minas Gerais alcançou o 1º lugar em números de municípios participantes (109), 2º lugar em número de instituições participantes (249) e o 4º lugar em número de atividades cadastradas (3119).

“Se atingimos esses números sem financiamento, no ano que vem, a esta época, vamos estar nos surpreendendo ainda mais”, afirmou, descontraído, Leonardo Oliveira, convidando os presentes a falarem mais em criação e em produto, e menos em crise.

Representando o reitor, professor Jaime Ramírez, na visão da pró-reitora de pesquisa da UFMG, Adelina Martha Reis (Foto 1), também professora do ICB, a “luz” do conhecimento é muito importante para que se quebrem mitos.

Declarando sua emoção, pela proximidade que tinha com ambas as homenageadas e suas famílias, a professora  exaltou o pioneirismo de ambas na área da divulgação científica, ao que qualificou de atividade muito importante.

“Para que a pesquisa cresça ainda mais no Brasil é preciso que a população saiba e reconheça o que significa fazer ciência aqui no país e quais os seus resultados”, avaliou. “Contamos com pesquisadores muito competentes, que trabalham muito – final de semana, à noite, nas férias – mas faltam recursos para que essa pesquisa possa ser levada a um outro patamar”, destacou, lembrando que o conhecimento não está pronto, como pode parecer.

“A criança precisa aprender desde cedo o que é ciência, que ela faz parte da criação do conhecimento, e a divulgação científica é muito importante nesse sentido e assim sermos capazes de produzir uma geração ainda melhor”, concluiu.

Na visão do professor Luciano Mendes, da Faculdade de Educação da UFMG (FAE), membro do Conselho Deliberativo do CNPQ e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação da Fapemig, a “Semana” é uma grande vitrine do que de melhor se está produzindo na ciência e tecnologia brasileira. “Mas também é um momento quando se pode reunir um número muito grande de pessoas da área, em todo o Brasil, para debater as grandes questões relacionadas, elaborar propostas voltadas para o desenvolvimento do país, e ter tanto um amplo diagnóstico da situação quanto soluções para grandes e graves problemas que temos”, avalia o conselheiro.

A SEMANA
Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a SNCT tem o objetivo de mostrar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do país,  por meio de eventos que congregam centenas de instituições em todo o país, valorizando criatividade, atitude científica e inovação. O tema deste ano é “Luz, ciência e vida”, tendo como base a decisão da assembleia geral da Organização das Nações Unidas de proclamar o ano de 2015 como ano da Luz, considerando-a como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

HOMENAGENS
Falecidas em 2015, as biólogas Maria das Graças Ribeiro e Virginia Schall foram as grandes homenageadas da noite; “por sua dedicação, incentivo e incansável luta pelo desenvolvimento da área e pela consolidação da Semana”, destacou a pró-reitora de Pesquisa da UFMG, lembrando que as duas tinham fortes vínculos com o ICB.

“O Museu de Ciências Morfológicas do ICB, criado pela professora Maia das Graças, tem um papel marcante, especialmente no ensino fundamental”, lembrou Adelina Reis. Ela também valorizou a importância do trabalho de “Virgínia Schall, “nossa colega no departamento de Fisiologia e Biofísica, onde fez o mestrado”, observou.

Quem recebeu a homenagem feita a sua mãe foi a também bióloga, especializada em Divulgação Científica, mestre em Sociologia, Bruna Schall, das mãos do subsecretário Leonardo Oliveira. 

 

A homenagem a Maria das Graças foi entregue a seu irmão, Antônio Carlos Ribeiro, por Adelina Reis e Gleydis Gambogi, diretora do Museu de Ciências Morfológicas do ICB.

 


REDE CIÊNCIA
Na solenidade também foi anunciada a Rede Mineira de popularização da Comunicação Científica, pela representante da entidade, Cibele Aguiar, que também é membro da equipe de comunicação da Universidade Federal de Lavras.

“Na Rede todos seremos maiores e teremos mais oportunidades de chegar à sociedade. Não justifica mais a divulgação do conhecimento entre pares. A sociedade quer saber o que a gente está fazendo. E é isso que a gente vai fazer , com mais força”, declara Cibele, revelando ainda o objetivo de lançar um portal de notícia onde os comunicadores ligados à ciência e Tecnologia poderão publicar notícias, dos diversos setores de comunicação do estado.

 

Vista geral da solenidade: "aumento do interesse"

 

 LEIA OS EDITAIS (PDF / Fapemig)

  • Ações de Popularização da Ciência
    • Tamanho: 183KB
    • Data de Inclusão: 20/10/2015
    • Data de Encerramento: 01/01/2016
    • Download PDF

  • Apoio às Estruturas de Comunicação
    • Tamanho: 259KB
    • Data de Inclusão: 20/10/2015
    • Data de Encerramento: 01/01/2016
    • Download PDF

 

Fotos: Foca Lisboa / Cedecom/UFMG

Redação: Marcus Vinicius dos Santos - ACBio / ICB UFMG

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo