Menu

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de Popularização da Ciência do Brasil, com milhares de atividades programadas em todo o Brasil. No ICB será realizado o Encontro de Ciência, Cultura e Arte, que também tem programação de peso.


Na Segunda-feira, 19, às 19h, o Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) será palco da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais.

Participam da solenidade, além do Reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Correia a diretora do ICB, Andréa Mara Macedo, o diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da Fapemig, Prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, a coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e da Tecnologia, Marina Pinto de Andrade Alves, e demais autoridades, que são aguardadas, mas ainda não confirmaram presença, como é o caso do governador do Estado, Fernando Pimentel.

Na ocasião, será anunciado o lançamento de dois grandes Editais de fomento à divulgação do conhecimento. O de Apoio à Organização e Execução de Ações de Popularização da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e também o de Criação e/ou Consolidação das Estruturas de Comunicação e Divulgação da Ciência, que disponibilizarão R$ 2.000.000,00 cada.

Também será apresentada a Rede Mineira de Comunicação da Ciência, da qual o Centro de Comunicação da UFMG é membro, e divulgado o I Workshop  em Comunicação e Divulgação da Ciência, que embora o nome ainda esteja sendo definido, já tem data: 11 de novembro, e local: no auditório da Fapemig, na Cidade do Conhecimento, no bairro Horto, em Belo Horizonte.

Este encontro será realizado pela Fapemig e pela Sectes, com o objetivo de preparar o estado para o maior Encontro da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2017, por ocasião dos 90 anos da UFMG.

O evento também presta homenagem póstuma a duas grandes pesquisadoras e popularizadoras da ciência no estado, falecidas neste ano de 2015: a professora Maria das Graças Ribeiro, criadora do Museu de Ciências Morfológicas do ICB, e Virgínia Schall, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ambas fizeram parte do Conselho Executivo do Pop Ciência e contribuíram na organização de grandes eventos em muitas edições da SNCT.


 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo