Entre 14 e 16 de outubro a Prograd/Giz realiza o I Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino. O objetivo é promover reflexões, trocas de experiências e divulgação de práticas didáticas e metodológicas inovadoras no ensino superior. As inscrições continuam abertas até o dia 13, terça-feira, depois do feriado.
Segundo a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-reitoria de Graduação (Prograd/Giz ), as 16 oficinas oferecidas são fruto de iniciativas da comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnicos administrativos) da UFMG.
INSCRIÇÕES: Site da FUNDEP (até 13 de outubro)
MAIS INFORMAÇÕES:
(31) 3409-3953
1. Dança contemporânea: encontre sua Dança
A oficina “Encontre sua Dança” oferece aulas de dança para pessoas com ou sem nenhuma experiência em dança no intuito de possibilitar o encontro com as potencialidades do corpo, do movimento, da expressividade e da criatividade difundindo conhecimentos que envolvem a ciência e a arte da dança.
2. Universidade: criação de rede de pesquisa em Arte
“A universidade: criando uma rede para promover a pesquisa em arte dentro do campus Pampulha” é uma oficina voltada para alunos de graduação da Escola de Belas Artes – UFMG. Pretende oferecer instrumentos metodológicos para a criação e realização de propostas em toda a extensão da universidade: exposições, palestras, debates, mostras e festivais. Serão colocadas em práticas ferramentas da administração e produção cultural.
3. Metodologias baseadas em colaboração e conversação: world café, Open Space, Aquário
Metodologias baseadas em colaboração e conversação são capazes de criar comunidades e ativar a potencialidade de inteligência coletiva de um grupo. Esse curso irá abordar metodologias inovadoras como World Café, Open Space, Aquário e outras para serem aplicadas no contexto educativo.
4. Redigir: um projeto sempre em construção
Essa oficina apresenta algumas das atividades do Projeto Redigir da FALE/UFMG, discutindo os conceitos, princípios e teorias que fundamentam o projeto. As ações do Redigir buscam auxiliar a formação de professores (Língua portuguesa), oferecendo a eles/elas atividades fundamentadas em teorias contemporâneas da linguagem e da educação, que eles podem replicar e adaptar aos seus alunos ou futuros alunos.
5. Mapa Conceitual (MC)
O Mapa Conceitual (MC) compõe o conjunto de ferramentas pedagógicas inovadoras. Foi desenvolvido por Josef Novak e colaboradores e fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O MC é uma representação gráfica do conhecimento na qual o educando é desafiado a relacionar, de forma não arbitrária e substantiva (não literal), uma nova informação a outras preexistentes na sua estrutura cognitiva. O MC pode ser utilizado como instrumento de diagnóstico, construção e, ou, avaliação do conhecimento. O MC promove o aprendizado reflexivo, criativo e autônomo. Quando construído coletivamente promove o aprendizado interativo, solidário e colaborativo.
6. Pós-graduação: ingresso e vivência
A oficina ” Pós-graduação: ingresso e vivência” pretende proporcionar esclarecimentos e orientações a graduados e graduandos sobre o processo de ingresso e vivência na pós-graduação. Será utilizado como metodologia o compartilhamento de experiência e debate sobre a temática.
7. Estratégias de Ensinagem
Oficina destinada para toda a comunidade acadêmica que tenha interesse na docência do ensino superior. Um espaço de troca de ideias e experiências já vivenciadas e a discussão do novo perfil do professor do século XXI e as diversas estratégias de ensinagem que despertem o desejo pelo aprendizado no corpo discente, tornando as aulas mais dinâmicas. Será interessante também discutir quem é o aluno que chega e as gerações com a Revolução Tecnológica.
8. Ensino de Artes Visuais: concede-me teu olhar?
A proposta da oficina é experimentar um material didático elaborado durante a disciplina Laboratório de Licenciatura II do curso de Licenciatura em Artes Visuais. “Concede-me teu olhar?” é um material didático que pretende estimular a percepção do olhar, através da construção de diversos tipos óculos que modificam a visão.
9. Formação de redes e construção do conhecimento
A oficina parte do princípio de que a formação de redes é um caminho possível para a construção do conhecimento. Um dos grandes desafios acadêmicos e, que acabam refletindo na prática docente é pensar o uso das tecnologias digitais na educação para além da perspectiva meramente pedagógica.
Estamos tratando de um período marcado pela comunicação, realizada em meios multiplataformas, como computadores e smarthphones, instantânea e contínua. Ainda que a inclusão nesse contexto tecnológico seja pautados por questões econômicas, que acaba impossibilitando o acesso de bilhões de acessos no mundo, há um vertiginoso crescimento do número de usuários de aplicativos que formam redes sociais em meios digitais.
10. Técnicas de cuidados e projeção da voz
Trabalhar técnicas de cuidados e projeção da voz.
11. Utilização do Origami na educação.
O origami, arte da dobradura de papéis, criada pelos japoneses é tão antiga quanto a própria existência do papel. O origami pode ser utilizado na educação, no desenvolvimento pessoal para ativar a criatividade, a memória, a paciência,a percepção espacial e desenvolver a auto estima. Pode também ser utilizado em algumas terapias, como uma ferramenta especial para pessoas com problemas de articulação nas mãos.
12. Organização Pessoal: mudando hábitos para gerir melhor o tempo
A oficina tem como objetivo apresentar técnicas de gestão de tempo e de organização pessoal e, a partir da reflexão, levar o participante a eleger estratégias mais adequadas ao próprio perfil para elaborar um plano de ação de gerenciamento de tempo.
13. Jogos Teatrais para não atores
A oficina de Jogos Teatrais para não Atores foi elaborada a partir de jogos de Desinibição, Integração, Sensibilidade e Criatividade. Visando a auxiliar os alunos a vencer a timidez e desenvolver as habilidades de comunicação por meio do aprendizado e treinamento das técnicas de jogos teatrais, bem como exercitar a criatividade e a expressividade corporal, a oficina é ministrada para interessados em atividades prazerosas, que ajudem a relaxar, evitar o stress e até mesmo vencer a timidez que é recorrente nos ambientes de trabalho.
14. Técnicas de Dinâmica de Grupo no processo de ensino e aprendizagem
Adequação de técnicas de dinâmicas de grupo interativas ao ambiente educativo. Atividades comunicativas na formação integral. Constituição do grupo para uma aprendizagem significativa.
15. Metodologia de ensino híbrido: aula virada (flipped classroom)
A Oficina Sala de Aula Virada (Flipped Classroom) fornecerá uma introdução, uma vivência e uma reflexão dos prós e contras desta vertente da metodologia de ensino híbrido ou misturado (blended).
16. Design Thinking
A Oficina de Design Thinking (Pensar por Design) é uma atividade prática que visa apresentar e introduzir os participantes no uso da metodologia de Design Thinking