Waldir Jacobe, técnico de segurança do trabalho da UFMG, relata os principais impasses para que se crie, nas dependências do ICB e na sociedade ,uma cultura de prevenção e combate ao incêndio.
Também estamos publicando a primeira edição do Planeta Bio, uma ferramenta experimental de divulgação da Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Biológicas do ICB, cujo propósito é usar diferentes mídias e redes sociais para difundir conhecimento e informações relacionadas ao ICB/UFMG.
Locução e produção de áudio de Sarah Dutra, estudante do curso de Comunicação Social da UFMG.
ENTREVISTA
Qual o objetivo do treinamento?
O nosso objetivo é fazer com que as pessoas que trabalham na UFMG estejam aptas a manusear o extintor de incêndio. Quisemos esclarecer algumas questões, de como usar o extintor e com qual finalidade. O objetivo é implementar um treinamento básico, fazendo isso pelo menos 1 vez ao ano com todas as unidades. Com o intuito de que todas as pessoas estejam aptas a agir em uma situação de risco, embaraçosa.
“Ainda há muito que fazer, mas já demos o primeiro passo”
Quais são as principais orientações caso haja um princípio de incêndio?
Primeiramente manter a calma e depois observar que tipo de incêndio está acontecendo, qual material está em combustão. Devido a diversidade dos extintores, é preciso saber qual usar, pois só o ABC serve para todas as causas. Então as instruções são as seguintes: manter a calma, saber que tipo de incêndio está ocorrendo e ver se a pessoa se considera apta a extinguir o princípio de incêndio.
E se a pessoa não estiver apta?
Se ela não estiver apta deve providenciar socorro, acionar o 193, acionar o alarme, ajudar a evacuar a edificação. Essas medidas ajudam a resguardar nosso maior patrimônio, que é a vida. Preocupando-se também com as demais pessoas.
Se alguma pessoa da comunidade do ICB perdeu o treinamento, o que ela pode fazer?
Entrar em contato com a Fernanda, para que se realize um encaixe, pois os treinamentos continuam com as outras unidades.
Alguma orientação que seria importante passar para a comunidade do ICB?
O ICB é um local potencial para que haja incêndio, portanto é necessário a compreensão e o engajamento de todos. Inclusive, quero chamar a atenção sobre a fiscalização, pois infelizmente tem pessoas que acionam o alarme sem precisar e depredam os extintores e demais equipamentos. É necessário sempre observar os equipamentos, verificar se as pessoas próximas denotam alguma atitude que pode provocar incêndio e traçar uma rota mental de fuga.
Gostou?
Comente: