Atualizada em 11/6/2015 às 8h53
Veja no Flickr do ICB como todo mundo estava corajoso ou encontre sua foto e baixe
Entre 11 e 22 de maio, 240 servidores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) participaram do Treinamento de Prevenção e Combate ao Incêndio, oferecido pelo Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai).
Os certificados de participação já podem ser retirados na recepção da Diretoria do ICB, com os jovens aprendizes da Cruz Vermelha.
A gerente de Infraestrutura do ICB, Fernanda Vitoria Lebarcky, uma das organizadoras do curso, explica que o objetivo principal é mudar a cultura da comunidade do ICB em relação ao risco de incêndio, devido a infraestrutura do prédio, que foi construido nos anos 70.Tudo isso foi possível graças ao empenho e receptividade do técnico de segurança do trabalho Waldir Jacobe , na avaliação de Kéllen de Freitas, gerente de RH do ICB, também da organização.
Mais de cem fotos
Feitas pela equipe da área de Equipamentos Especiais do Demai, centenas de fotos, de todos os dias do treinamento, foram publicadas no novo Flickr do ICB. Se você não participou, eis a chance de ver como foi. Se esteve lá, encontre a sua, baixe-a, e guarde de lembrança.
E a partir desse book, o ICB passa a ter um espaço para publicação de fotos de eventos e de seu dia a dia. Para participar e publicar suas fotos no Flickr, basta enviá-las para a Assessoria de Comunicação (). Não deixe de incluir seu nome, vínculo, contatos e outras características e informações relacionadas à imagem. Ela (ou elas) pode ser publicada no Flickr e também no Facebook (f/icbufmg).
Opiniões diversas
De forma geral, o curso foi enriquecedor e válido, na opinião de Carlos Henrique Pacheco. O servidor técnico-administrativo afirma, entretanto, temer que algumas pessoas possam se esquecer dos fundamentos ensinados. Para isso, ele julga importante voltar a oferecer o treinamento, “mas somente àqueles que tiverem interesse”, destaca.
Nesse aspecto, a professora Virgínia Soares Lemos, do departamento de Fisiologia e Bioquímica, concorda com Pacheco. Ela avalia também que o curso poderia ser mais completo. “E em um local mais adequado”, observa. – “No meu dia ventava muito!”, explica, ressalvando achar importante esse tipo de treinamento.
Cláudia Rocha Carvalho, professora da Morfologia, também sugere um novo curso, “mas, dentro do ICB”, ressalta: “Adaptado às reais condições do prédio”. Segundo ela, o treinamento ofereceu os conhecimentos básicos essenciais, “que todo mundo precisa saber”, mas é preciso capacitar as pessoas dentro da realidade local.
Jacobe afirma ser preciso, cotidianamente, ter maior atenção aos hábitos que podem provocar incêndio, aos aparelhos de segurança e às possíveis rotas de fuga. Reconhecendo que as instalações não são as melhores, ele comemora o fato de haver dado o primeiro passo. “Ainda há muito a ser feito”, diz,”apesar das limitações”.
Visite o Flickr do ICB - clique aquiMAIS:
Leia a entrevista com o Jacobe
Ouça a entrevista com o Jacobe
LEIA TAMBÉM:
Curso vai treinar servidores para lidar melhor com “achado” pré-histórico