O encontro ocorrerá entre os dias 05 e 09 de agosto.
Entre os dias 05 e 09 de agosto, o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB UFMG) será o palco do XI Encontro Internacional de Biologia Molecular de Tripanossomatídeos. O evento reunirá cerca de 50 alunos e serão ministradas palestras com enfoque no desenvolvimento de pesquisas e projetos relacionados a esses protozoários.
Os tripanossomatídeos são organismos unicelulares conhecidos por causar doenças como a doença de Chagas e as Leishmanioses, que afetam principalmente comunidades carentes em países em desenvolvimento, incluindo regiões do Brasil. O evento contará com a participação de alunos e palestrantes de diversas partes do Brasil e de outros países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile e Venezuela, promovendo um rico intercâmbio de conhecimentos.
O XI Encontro Internacional de Biologia Molecular de Tripanossomatídeos não só capacita os participantes com ferramentas e conhecimentos avançados, mas também promove a colaboração internacional e a troca de experiências, destacando-se como uma oportunidade única para o avanço científico na área. A realização de um evento como esse na UFMG é de extrema importância para o incentivo à ciência no Brasil e para colocar luz sobre doenças negligenciadas que afetam as comunidades mais vulneráveis.
Fator muito importante para a viabilização do evento, o encontro possui apoio de diversas instituições renomadas, incluindo UFMG, ICB, Fiocruz Paraná e Minas Gerais, Centro Latino-americano de Biotecnologia (CABBIO)/CNPq, FAPEMIG, Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Genética. A CABBIO, em particular, selecionou 17 alunos de fora do estado de Minas Gerais, incluindo 7 estrangeiros, para receberem apoio financeiro para participação no evento.
Para acessar a programação do evento, clique aqui.
Redação: Timóteo Dias