Atividade compõe iniciativas da Gerência de Resíduos para reforçar a segurança da comunidade
O curso "Noções básicas de biossegurança e descarte de resíduos" oferecido aos estudantes de Iniciação Científica pela Gerência de Resíduos e Biossegurança do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG) reuniu 84 alunos no auditório Cerrado no início da semana.
Com a palestra da farmacêutica Maria Aparecida Campana Pereira, servidora aposentada que atuou na área de biossseguranças do ICB UFMG por 37 anos, a iniciativa integra uma campanha mais ampla com objetivo de proteger a comunidade de riscos inerentes ao ambiente de pesquisa.
A participação dos alunos superou as nossas expectativas, demonstrando que existe demanda por conhecimentos mais aprofundados sobre o assunto, afirmou Thais Soares da Silva, gerente de Resíduos e Biossegurança. Para ela, essa primeira edição é como "o lançamento de uma semente" para formação de multiplicadores dentro e fora dos laboratórios".
A farmacêutica Ludmilla Parreiras Campos, da mesma gerência, relatou que alguns estudantes já se prontificaram em montar kits de segurança nos laboratórios onde atuam, "demonstrando sua disposição para a adoção de cuidados fundamentais no desenvolvimento da pesquisa, em favor da saúde dos colaboradores e de si mesmos, assim como a proteção do meio ambiente".
O curso foi organizado em conjunto com a Comissão Interna de Biossegurança e o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq), com apoio da Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica (ACBio). "Essa iniciativa reforça a nossa preocupação e o cuidado do ICB UFMG com a proteção da saúde das pessosas em nossa comunidade, não só de pesquisadores nos laboratórios, mas de todos que convivem aqui", afirmou Ricardo Gonçalves, diretor.
Para ele, o movimento como um todo demonstra uma característica importante dos servidores do ICB: "o trabalho integrado de nossos técnicos administrativos e terceirizados em torno de um objetivo comum, já que envolveu não só profissionais da área de biossegurança, mas também o NAPq e a ACBio".
O curso foi oferecido gratuitamente, com emissão de certificado. A expectativa é de que uma nova turma seja oferecida no segundo semestre.