Renan Vasconcelos foi o único membro da UFMG a receber o prêmio
O doutorando Renan Vasconcelos, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG), foi o vencedor de sua categoria do Prêmio Rick Foray, entregue durante o Décimo Congresso Brasileiro de Micologia, realizado no início desse ano na UFMG. Participando com outros pesquisadores de todo o país, ele foi o único membro da UFMG a receber o prêmio., que também é entregue a estudantes de graduação e mestrado.
Considerado o maior de toda a história, o Congresso agraciou os melhores projetos relacionados ao estudo dos fungos. A pesquisa que deu o Prêmio ao doutorando trata sobre a proliferação do fungo Candida albicans dentro do intestino, provocando diversos sintomas, como inflamações que se aproveitam da mucosite já causada pelo tratamento. Essa proliferação pode ser causada pela interação do fungo com aminoácidos que são disponibilizados pelo 5-FU, fármaco muitas vezes usado no tratamento quimioterápico para câncer. Para isso, foram feitos testes em camundongos, todos as espécies que tiveram o contato entre o 5-FU e do fungo morreram devido às consequências.
De acordo com Renan Vasconcelos, o fungo se prolifera principalmente no estômago do paciente, agravando o quadro clínico para além dos efeitos colaterais dos fármacos utilizados para o tratamento, dificultando muito a identificação e diagnóstico da inflamação, impactando o tratamento.
“Quando apareceu minha foto eu nem deixei me chamarem, já levantei gritando e fui lá pra frente!”, afirma Renan Vasconcelos, que tinha como sonho receber esse prêmio desde a primeira vez que participou do Congresso Nacional de Micologia, em 2017. O prêmio RIck Foray existe em homenagem ao pesquisador que tem o mesmo nome, considerado pai da Micologia no Brasil. “Eu fui lá eufórico, não consegui reagir a nada direito, estava muito feliz”, relembrou.