Menu

399361127 1336726553904734 4085155803895595949 nEstão abertas as inscrições, gratuitas, para o curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, dirigido a cientistas, professores, divulgadores, jornalistas e demais interessados em divulgação científica, ou Comunicação Pública da Ciência, de todo o Brasil. Haverá emissão de certificado, mas apenas para os participantes previamente inscritos, até o dia 28 de novembro, pelo Sympla.

Nesta edição foram convidadas três pesquisadoras que atuam na área da divulgação científica, para falar, de perspectivas diferentes, mas de forma objetiva e embasada na teoria e na prática, sobre: financiamento de projetos, produção de vídeos que engajam (sempre de olho na ética), e a prática de transmitir conteúdos usando diferentes plataformas de comunicação. Ou seriam plataformas de entretenimento?

Após um período exclusivamente no formato online, o Fala Ciência! 2023 será híbrido. O encontro será na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na av. José Cândido da Silveira, 1500. Horto Florestal, em Belo Horizonte. E, para que possa alcançar todas as regiões de Minas Gerais e do Brasil, o evento também será transmitido - ao vivo - pelo Canal Fala Ciência!, no YouTube (@falaciencia).

O CURSO

Fala Ciência é uma realização da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) entidade criada em 2014 para reunir as principais universidades e outras instituições públicas e privadas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, por meio de suas estruturas de Comunicação Pública da Ciência e de Divulgação Científica, bem como os representantes de projetos e programas nessa área de cada instituição parceira.

Idealizado para contribuir com a formação dos membros da rede, pesquisadores e estudantes das instituições e para apoiar os jornalistas que cobrem ciência, o curso já reuniu alguns dos grandes nomes da divulgação científica e da pesquisa brasileiras, oriundos de diferentes regiões do país, como Ildeu de Castro, Yurij Castelfranchi, Átila Iamarino, Natália Pasternak, Luísa Caires, Amanda Milléo, Luciana Silva, Jéssica Norberto e Bernardo Esteves, dentre vários outros.

SERVIÇO

12° Fala Ciência!
Dia 29 de novembro, das 14h às 17h
Presencial: Auditório da Fapemig. Av. José Cândido da Silveira, 1500. Horto Florestal, Belo Horizonte. MG. Ao lado da estação Horto, do metrô.
Online: http://www.youtube.com/@falaciencia

PROGRAMAÇÃO

14h - Abertura - A Rede Mineira de Comunicação Científica – Coordenadores

14h15 - Quem paga pela comunicação pública da ciência? Juliana Fedoce - Subcoordenadora do projeto Uai Me conta?!

15h - Crie vídeos de Divulgação Científica impactantes: dicas e técnicas. Tuany Alves - Jornalista e Especialista em Comunicação Pública da Ciência

16h - Transmídia na prática para Divulgação Científica - Ana Carolina Souza - Professora

AS PALESTRANTES

Ana Carolina A. Souza
Professora da PUC Minas e do Centro Universitário UNA, a paraense atua também como estrategista de marcas e divulga ciência no seu canal @‌acasprof, nas redes sociais, onde fala sobre Transmídia, Branding, Comunicação Sustentável e Geomídia, associados com Cultura Pop. Graduada em Jornalismo, tem mestrado em Comunicação Social, e doutorado em Mídia e Comunicação pela UFMG e pela Jönköping University, Suécia.

Juliana Fedoce - UAI Me Conta!
Mãe do Felipe, doutora em Química (UFMG), pós-doutora pelo MIT (EUA), é professora associada II do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, onde coordena o Laboratório de Química Computacional, e orienta estudantes de todos os níveis junto ao Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais. Idealizadora e atual presidente do Instituto Sua Ciência, é a subcoordenadora do Projeto Uai, Me Conta?! Ela se diz uma “entusiasta e aprendiz de muitas coisas, principalmente de Comunicação Pública da Ciência”.

Tuany Alves
Bacharel em Jornalismo, tem pós-graduação em Jornalismo em Ambientes Digitais (Uni-BH)e em Comunicação Pública da Ciência (UFMG), além de cursar MBA em Marketing. Expressando uma boa síntese de teoria e prática, atualmente sua atuação é focada principalmente em redes sociais: produção, gerenciamento e análise. Contribui com a Wylinka, organização sem fins lucrativos que apoia a transformação do conhecimento científico em soluções práticas que aprimoram a vida cotidiana das pessoas, e com a Matildas, empresa especializada em divulgar ciência e tecnologia. Na academia, pesquisa questões de gênero na ciência e na divulgação científica em ambientes digitais. Sua trajetória inclui, ainda, participação em projetos como o 'Minas Faz Ciência' (Fapemig) e a TV UFMG.

Fonte: Rede Mineira de Comunicação Científica

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo