No último seminário do ano promovido pelo NAPg, diretor do ICB discutirá alternativas para uso de células do sistema imune
O professor do Departamento de Patologia e também diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG) Ricardo Gonçalves apresentará o último Seminário do Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPG), com o tema “A reprogramação de macrófagos como uma alternativa terapêutica”. A palestra ocorrerá no dia 28 de novembro, próxima terça-feira, no Auditório 4 - Caatinga do ICB UFMG e será totalmente presencial..
Os macrófagos são células que estão em todos os órgãos do corpo humano, com a função de remover os restos celulares e proteger o corpo de agentes invasores estranhos, sendo muito relevante para a resposta imune do corpo humano. Esse tipo de célula é ativada de diversas formas diferentes e é sobre isso que o seminário se trata, buscar diferentes alternativas de ativar os macrofágos para que eles cumpram outras funções que beneficiam o corpo.
Dentre essas outras funções, o professor Ricardo levanta a possibilidade de novos estímulos para macrofágos para diversas atividade metabólicas, imunológicas e inflamatórias, e talvez até mesmo outras tarefas como uso terapêutico.
Para participar do seminário, não será necessário inscrição prévia e será emitido certificado para os presentes.
NAPG
O Núcleo de Apoio à Pós-Graduação congrega 13 Programas de pós-graduação acadêmicos e três cursos de Mestrado Profissional. Em seu conjunto, as pós-graduações do ICB são bem consolidadas e de destacada excelência nacional e internacional, sendo que em relação aos 13 Programas de pós-graduação que possuem Doutorado, mais de 60% dos programas atingiram notas 6 e 7 da CAPES, porcentagem essa que atinge 100% se considerados os Programas com conceito ≥ 5.