Além de aula teórica, programação visa conexão direta com a prática clínica
Entre os dias 30 de novembro e 1° de dezembro, das 8h às 19h, acontecerá o I Congresso Brasileiro de Anatomia Aplicada à Estética, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1) da Universidade Federal de Minas Gerais.
Este congresso contará com aula teórica e demonstração prática de várias técnicas aplicadas na Estética Facial e Corporal, reunindo cerca de 600 profissionais e estudantes. Esse é um modelo inédito no Brasil, pois o evento é presencial e conta com palestras sequenciais e demonstração em cadáver fresco congelado, que mantém a preservação dos tecidos com cores, textura e flexibilidade das articulações próximas ao ser vivo.
Para participar, os profissionais da área deverão portar registro no seu conselho de classe e, os acadêmicos, o comprovante de matrícula na Instituição de ensino.
De acordo com o coordenador do Congresso, professor Antônio Custódio, do Departamento de Morfologia, “este evento é muito importante, visto que une o conceito básico - Anatomia - com a aplicação direta com a prática clínica”. O conhecimento anatômico é fundamental para todos os profissionais de saúde e é o fator isolado que mais contribui na prevenção de intercorrências. Dessa forma, serão demonstrados planos anatômicos e as principais estruturas na região, visando aumentar a segurança na realização dos procedimentos estéticos.
Vale ressaltar que a atividade contará também com transmissão ao vivo, direto do laboratório de Anatomia da UFMG. A programação será dividida em quatro módulos, sendo apresentados dois deles por dia.
Quinta-feira, 30/11
Módulo 1: Anatomia e novas tecnologias;
Módulo 2: Anatomia aplicada ao rejuvenescimento.
Sexta-feira, 1º/12
Módulo 3: Anatomia das Suspensões;
Módulo 4: Anatomia aplicada às Cirurgias Estéticas.
Redação: Vitória Alves– Estudante de jornalismo e bolsista de Extensão