Menu

Imagem profbio

Encontro Nacional do PROFBIO volta a ocorrer presencialmente em 2023 e deve reunir aproximadamente 400 profissionais da área

“Tirar a ciência dos livros e trazer para a vida dos alunos.” Com essa ideia norteadora sobre o ensino público de Ciências Biológicas no Brasil, aproximadamente 400 especialistas de todo país se reúnem em Belo Horizonte, a partir de quarta-feira, 8, no Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio). Eles vão debater, por exemplo, formas de lidar com o tema da origem da vida em sala de aula, e assim traçar novas perspectivas para a formação dos jovens, especialmente, os do ensino médio.

“A ciência é experimentação, é hipótese. Na aula fica como se o livro fosse a ciência, mas ele não é”, afirma Vilas-Boas, coordenadora nacional do Profbio. Ela ressalta a importância de pensar em diversos métodos além do tradicional. Durante o evento, serão discutidas novas abordagens em contraposição às metodologias tradicionais.

A programação do encontro, realizado anualmente, é diversa e conta com oficinas e palestras, entre as quais “Família e saúde mental: presença importante no eixo central da escola”, ministrada pelo escritor e cientista político Rudá Ricci. Ele falará sobre a relação do tema com a escola e seus impactos no processo de aprendizagem, uma discussão que ultrapassa o estudo das ciências procurando compreender melhor a situação social da educação brasileira.

A professora Adlane Vilas-Boas, afirma, ainda, que o evento interessa a todos os profissionais das áreas biológicas e cursos afins. Além do debate e da troca de informações, os professores de Biologia vão apresentar as estratégias que têm utilizado em sala de aula. Também serão apresentadas as produções selecionadas da II Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza, e produtos educativos desenvolvidos por estudantes egressos. “A gente ouve os mestrandos falando que o ProfBio foi um marco na vida deles, que eles mudaram a forma de ensinar”, afirma Adlane Vilas-Boas.

Neste ano, o encontro acontece dos dias 8 a 11 de novembro e voltará às atividades presenciais pela primeira vez desde 2019, no Centro de Atividades Didáticas 1 da UFMG, com a presença confirmada de mais de 240 participantes presenciais, oriundos de 25 instituições federais e estaduais diferentes das cinco regiões do Brasil.

O encontro também será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do ProfBio, já que o curso conta com mais de 700 alunos ativos em todo o país.

PROFBIO

O Profbio, coordenado nacionalmente pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e já formou 2.330 alunos desde sua criação.

Dirigido exclusivamente para professores de Biologia que já atuam no ensino médio da rede pública do país, efetivos ou contratados, o objetivo do ProfBio é a qualificação desses professores e a melhoria do ensino público, por meio do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

Momentos Culturais

No dia 10, sexta-feira, ao fim do ciclo de palestras, o evento será encerrado com uma confraternização em uma roda de samba do grupo Samba do Corredor, composto por professores da Faculdade de Educação da UFMG. No dia seguinte, 11, será feita uma visita cultural ao Museu de Inhotim, na cidade de Brumadinho, que encerrará as atividades do encontro.

Para consultar a programação e participar do evento, clique aqui.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo