Iniciativa visa promover uma maior integração entre os alunos do curso
O professor Carlos Renato, coordenador do Colegiado do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi o grande mentor de um concurso entre estudantes do primeiro período, como parte das atividades da disciplina Introdução a Ciências Biológicas, ministrada por ele. A atividade integrou a programação do ICB na Semana do Conhecimento da UFMG 2023.
Este semestre ele convidou seus estudantes a se reunirem em grupos e produzirem vídeos apresentando o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a vida na graduação aos calouros que chegarão no próximo semestre.
Dentre os 24 vídeos produzidos, dois foram escolhidos. A seleção se deu no estilo "Juri Popular", a partir de levantamento do número de visualizações e de curtidas no Canal Youtube do ICB.
Os ganhadores receberam árvores bonsai de Jabuticaba e de Amora. A solenidade de entrega da premiação, realizada no hall do ICB, nesta terça-feira, 24 de outubro de 2023, foi breve e descontraída, com a presença da vice-diretora, Elida Rabelo, e da assessora de Comunicação, Dayse Lacerda.
1º Lugar: Grupo D - Diurno
Ágatha Silva Santos
Arthur Nunes Ferreira
Gislaine Alves de Oliveira
Letícia Selvatici Tolentino
Valquíria das Graças Silva Magalhães
2º Lugar: Grupo D - Noturno
Emilly Wasty
Ana Raquel
Hagatha Luiza da Silva Cesar
Angela de Castro Fregoneze
Marcelo Mendes Gomes
Clique para acessar). “Eles mostram a importância do nosso curso, a beleza que é ser biólogo”, destacou a professora Élida Mara Rabelo, vice-diretora do ICB UFMG, durante sua fala no evento de premiação. Concorda com ela, a estudante Ágatha Silva, do grupo do turno diurno. Para ela, a grande importância desses vídeos foi a socialização que promoveu entre os alunos "Se não fosse esse trabalho, a gente não se conheceria da mesma maneira", avalia.
Todos os 24 vídeos estão publicados no canal Youtube do ICB (Além disso, os futuros alunos do curso de Ciências Biológicas serão apresentados aos vídeos de boas-vindas e poderão conhecer melhor sobre o ambiente universitário, e diversas das questões que envolvem as atividades do curso, desde as formas de ingresso, até o dia-a-dia.
“Quando você entra, não tem muita ideia do que é a Biologia. Esse tipo de vídeo acaba aliviando um pouco", afirma Arthur Nunes, que também ressaltou a importância da atividade para a integração dos novos alunos. Ele também observou que o conteúdo produzido pelos graduandos também levou informação a outras pessoas de fora do ICB e até da Universidade, especialmente aos pais e conhecidos dos alunos.
"Acho que se todos os cursos deveriam ter uma atividade como essa. Produzir um vídeo assim permite ter uma certeza maior de onde você vai entrar", diz Ana Raquel, do Grupo D noturno.
No semestre que vem a proposta é que outras disciplinas possam produzir videos sobre diferentes temáticas e com isso promover novas formas de ensino e aprendizagem no curso de Ciências Biológicas da UFMG.
Fotos: Henrique Castanheira - ICB UFMG