Os quatro selecionados irão para a Semana do Conhecimento da UFMG
Nesta segunda-feira (09/10), saiu o resultado dos trabalhos premiados com relevância acadêmica no 26° Encontro de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Os projetos premiados foram: Mente Anatômica: muito além do Instagram, de autoria de Victoria Cristina Pereira da Fonseca e Anatomia veterinária atrás das telas - Importância das mídias sociais na divulgação científica, de autoria Kathellen Vitoria Flaviano.
Além deles, outros dois projetos selecionados foram: O papel das redes sociais na promoção do diálogo sobre sexualidade: o caso do projeto “Menina Gê”, de autoria de Julia Helena Ribeiro e Souza; Estratégias pedagógicas voltadas para aprendizagem significativa: uma interface entre ensino básico e ensino superior, de autoria de Khristyanne Aparecida Moutim Ferreira. Os projetos selecionados irão para a Semana do Conhecimento (23 a 27 de outubro), para serem apresentados para toda comunidade da UFMG.
BIO_Lógicas
A Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Biológicas (ACBio), também marcou presença no 26° Encontro de Extensão. Vitória Alves, estudante de jornalismo e bolsista PBext, apresentou o ‘BIO_Lógicas’, programa desenvolvido juntamente com os jornalistas Dayse Lacerda e Marcus Vinicius, com produção audiovisual de Henrique Castanheira e design da estudante de Cinema de Animação e estagiária Ana Clara Veloso.
O ‘BIO_Lógicas’ é uma série de vídeos com cerca de um minuto de duração, pensados para o Instagram. Seu propósito principal é esclarecer dúvidas em diferentes áreas das Ciências da Vida - estudo de organismos vivos e dos processos de vida, envolvendo humanos, animais, plantas, micróbios, células e outros. Até o momento, 7 episódios já foram produzidos e divulgados no perfil @icbufmg somando 7.261 usuários da rede social.
Além disso, possui como objetivo extensionista aproximar da sociedade o conhecimento científico adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na Universidade. Usando linguagem simplificada e técnicas audiovisuais atraentes, pretende-se elevar a oferta de informação de qualidade às pessoas sem conhecimentos específicos na área.
Sobre o Encontro
O 26° Encontro de Extensão tem como intuito promover a divulgação das atividades de extensão desenvolvidas na UFMG, proporcionando espaço para a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes.
“A semana é para que a comunidade da UFMG possa mostrar aquilo que é prouzido”, afirma Valéria Silveira, uma das organizadoras do Encontro. Ela ainda acrescenta que “esse encontro de extensão é um momento de compartilhar conhecimento, de mostrar aquilo que é feito dentro da Unidade, o impacto dessas atividades para a sociedade, a relevância do ICB frente a sociedade”.
O objetivo da extensão é estabelecer uma ponte entre a Universidade e sociedade, promovendo uma interação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da população, aliada dos movimentos de superação de desigualdades e da exclusão social.
As atividades de extensão, indissociáveis do ensino e da pesquisa, são essenciais para a formação do discente, pois oferece um contato direto com as grandes questões contemporâneas, possibilitando o enriquecimento da experiência em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que reafirma os compromissos éticos e solidários da UFMG.
Todos os trabalhos apresentados devem atender às diretrizes de extensão: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinaridade; impacto e transformação; impacto na formação do discente e interação dialógica com a sociedade. Para Valéria “os trabalhos foram muito bons, todos com muita excelência, com qualidade extraordinária”.
Em paralelo, houve também a 32° Semana de Iniciação Científica/ 13° Seminário de Iniciação Científica Júnior PRPq, com mais de 100 projetos apresentados. A semana tem como objetivo acompanhar, avaliar e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas tanto pelos bolsistas de Iniciação Científica, quanto pelos voluntários.