Menu

WhatsApp Image 2023 09 25 at 11.09.00Crédito: Marcus Vinicius dos Santos. CLIQUE PARA AMPLIARProfessores e estudantes debatem novas perspectivas para avanço do conhecimento na área

O Programa de Pós-graduação em Patologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG completa 50 anos em 2023. Para celebrar a trajetória, marcada pela excelência acadêmica, a coordenação reuniu professores, estudantes e convidados para revisitar as memórias das cinco décadas de atuação e debater novas perspectivas para o avanço do conhecimento na área. A pauta do evento, no Centro de Atividades Didáticas 1 da UFMG, Campus Pampulha, no dia 22 de setembro, incluiu palestras com os professores Geraldo Brasileiro Filho e Geovanni Dantas Cassali, ambos antigos coordenadores do PPG em Patologia, traçando um panorama histórico do programa.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 10.29.09 3

WhatsApp Image 2023 09 25 at 10.29.09 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Em sua apresentação, Geraldo Brasileiro, do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina, destacou a contribuição dos programas de pós-graduação para o desenvolvimento científico do Brasil, atestada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Já o professor Geovanni Cassali, ressaltou a contribuição dos médicos Luigi Bogliolo e Washington Tafuri, ambos eméritos da UFMG e considerados precursores do PPG em Patologia.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 10.29.10 3WhatsApp Image 2023 09 25 at 10.29.10 2A comemoração incluiu um debate sobre as novas perspectivas do PPG em Patologia, moderado pelo atual coordenador do programa, professor Enio Ferreira. Ele destacou a necessidade de valorizar os alunos e sua produção. “A gente percebe, cada vez que preenche o relatório Sucupira, que o professor é uma fagulha. Quem sustenta (o PPG) são os alunos”, afirmou. Para ele, o mais importante que a pós-graduação está deixando para o futuro são os estudantes.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 10.29.09 4Oriundo do PPG em Patologia, o diretor do ICB UFMG, professor Ricardo Gonçalves, parabenizou o programa por sua trajetória de excelência, embora desafiadora. Ele destacou o seu papel na formação de docentes e pesquisadores, médicos e não médicos. “Em sua essência, o programa se destaca por oferecer uma qualificação abrangente, baseada na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade”, afirmou.

SOBRE PPG EM PATOLOGIA

O Programa de Pós-Graduação em Patologia do ICB UFMG busca formar professores e cientistas, geralmente, profissionais graduados em Medicina e outros cursos das áreas de saúde, agrárias (veterinária) e biológicas, para o desenvolvimento do conhecimento na única área de concentração em patologia investigativa. O egresso do curso tem domínio dos conhecimentos de patologia geral e treinamento para delineamento e condução de projetos científicos, com possibilidade de atuação na área de patologia, no ensino, na pesquisa, no desenvolvimento tecnocientífico e na produção científica e tecnológica. Criado em 1973, o Programa tem reformulado suas linhas de pesquisa nos últimos anos, para melhor acomodar as novas propostas investigativas em campos como patologia oncológica, imunopatologia das doenças infecciosas, patologia mamária humana, animal e experimental, modelos experimentais de doenças, patologia clínica e ensino na área das ciências da saúde e sua integração com a pesquisa em educação médica e patologia.

WhatsApp Image 2023 09 25 at 10.29.09 2

WhatsApp Image 2023 09 25 at 10.29.10

 

 

Imagens: Henrique Castanheira

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo