Menu

Oito Big Bags de isopor foram destinados para a reciclagem no começo deste mês. Cada Big Bag (foto) contém aproximadamente 7 kg de isopor e, de janeiro até hoje, já foram descartados 19 sacos. Essa iniciativa acontece há mais de cinco anos e conta com o apoio do Departamento de Gestão Ambiental da UFMG (DGA). 

Segundo Cida Campana, gerente de Resíduos do ICB,“nós fomos os primeiros na UFMG a pensar na inclusão do isopor no processo de reciclagem, servindo de exemplo para outros setores”.

Ela lembra que o isopor é um derivado do petróleo e, apesar de ser reciclável, em geral, tem sido destinado majoritariamente ao lixo comum. Segundo o DGA, é importante reciclar o isopor porque seu descarte inadequado dificulta a decomposição de substâncias biodegradáveis e impede a penetração da água no solo.

Mas, atenção! Cida reforça a necessidade de que o material esteja limpo, para ser enviado à reciclagem. “Resíduos biológicos e químicos não podem estar presentes”, diz, lembrando também ser preciso diferenciar espumas e plásticos, de isopor.

"A reutilização do material também é uma opção, porém ele não deve servir de recipiente para outros resíduos ou objetos perfurocortantes", destaca a especialista.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo