Inauguração da fotografia oficial do diretor na gestão 2018-2022 contou com a presença da reitora Sandra Goulart e gestores anteriores
“Eu gosto é de pesquisa, das minhas aulas... É uma vida gratificante. Mas a administração é um aprendizado enorme de convivência, de realidade.” Com essas palavras o professor Carlos Augusto Rosa, titular do Departamento de Microbiologia, agradeceu a homenagem que recebeu hoje ao ver sua foto ingressar na galeria de Diretores do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
A cerimônia de inauguração da fotografia oficial do diretor na gestão 2018-2022 contou com a presença da reitora Sandra Goulart e do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira. O trabalho realizado pelo professor Carlos Rosa e pela professora Élida Rabelo, sua vice-diretora, especialmente durante o período da pandemia de covid-19, teve destaque no pronunciamento da reitora. “Eles tiraram leite das pedras. E foram totalmente solidários e empáticos com a administração central, além de incisivos quando necessário”, ressaltou.
O atual diretor, professor Ricardo Gonçalves, também fez referência aos desafios enfrentados e superados pelo professor Carlos Rosa durante o período em que esteve na diretoria, destacando sua participação administrativa "impressionante" em todos os setores da UFMG. "Essa é uma cerimônia muito representativa para nós. Ela fecha com chave-de-ouro uma gestão complexa, complicada, que aconteceu em um momento difícil para nós e para o Brasil, deixando marcado para a história um momento vivido com muita intensidade pelo professor Carlos Rosa. Só temos a agradecê-lo por toda dedicação", ressaltou referindo à carreira "muito sólida e trajetória como excelente cientista e professor dentro da Universidade" de seu antecessor.
O professor Carlos Augusto Rosa é biólogo e, além da administração, passou por vários setores acadêmicos como o Centro de Extensão, o Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas e o Núcleo de Apoio a Pesquisa (NAPq).
É curador do acervo de leveduras e bactérias da Coleção de Microrganismos e Células da UFMG (credenciada como fiel depositária de amostra do componente do patrimônio genético pelo CGEN), líder do Laboratório de Taxonomia, Biodiversidade e Biotecnologia de Fungos e coordenador do INCT Leveduras.
Premiado em 2023 pela Universidad de Los Andes - Venezuela com o título de “Autoridad Universitaria”, por seu trabalho “como diretor do Instituto de Ciências Biológicas, especialista em leveduras associadas a abelhas”, Carlos Rosa é considerado o 19º melhor pesquisador brasileiro na área de Biologia e Bioquímica, segundo o Research.com. Ele está entre os 15 maiores pesquisadores de leveduras do mundo com mais de 100 novas espécies descritas para a ciência.
A cerimônia, presidida pelo atual diretor, professor Ricardo Gonçalves, contou ainda com a presença de vários diretores de gestões anteriores, professores, técnicos administrativos e profissionais prestadores de serviço.