Na vanguarda da pesquisa mundial, eles se destacam por produtividade e contribuições para o avanço científico em suas áreas
Pelo menos dezoito cientistas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG estão entre os melhores do mundo, de acordo com a segunda edição do ranking Research.com, divulgado em 2023. Em nível Brasil, o segundo colocado na área de Imunologia é o professor Mauro Martins Teixeira, titular do Departamento de Biologia e Bioquímica e coordenador do Centro Tecnológico e Inovação em Terapias Avançadas e Inovadoras (CT Terapias UFMG), se considerado o impacto de suas pesquisas e a sua produtividade, ou seja, o índice H da disciplina. Teixiera foi citado quase 35 mil vezes, com 644 publicações. Em escala mundial ele ocupa a 551ª posição.
Outro destaque foi o professor titular aposentado do Departamento de Bioquímica e Imunologia Sergio Danilo Junho Pena, que ocupa a 7ª posição em nível nacional, na área de Genética. A 8ª posição nacional na área de Microbiologia ficou com o professor Vasco Ariston de Carvalho Azevedo, titular do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução.
Segundo a plataforma, “os perfis dos cientistas são examinados no OpenAlex, CrossRef e outros bancos de dados bibliométricos, com diversos indicadores e métricas”. Eles também afirmam que os critérios de inclusão no rankings são baseados no índice H de cada disciplina, "na proporção de contribuições feitas por eles dentro dela e nos prêmios e conquistas dos cientistas”. O trabalho de classificação foi coordenado pelo cientista da computação, PhD, Imed Bouchrika, colaborador de vários projetos de pesquisa internacionais, com o objetivo de garantir a imparcialidade, precisão e atualização dos dados.
Confira abaixo a lista completa, por área, dos pesquisadores do ICB UFMG que estão no ranking do Research.com
Levantamento, arte e redação: Dayse Lacerda - Comunicação ICB UFMG