Menu

instaCom quase 100 mil contas alcançadas, perfil se destaca por oferecer informações científicas relevantes e interação divertida com o público

O perfil oficial do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG no Instagram está fazendo aniversário no mês de março. Lançado em 2022, no Dia Internacional da Mulher, ele chegou a um ano no ar com uma comunidade de mais de 5.000 seguidores: todos orgânicos, ou seja, sem nenhum tipo de publicidade paga.

Gerenciado pela equipe da Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica (ACBio) do ICB UFMG, logo no primeiro mês o perfil indicava que seria bem recebido. Pesquisa realizada entre os primeiros seguidores mostrava 99, 9% de aprovação.

Nos meses seguintes, o perfil cresceu rapidamente, alcançando mais de 94 mil contas e ganhando seguidores em países como Estados Unidos, Canadá, França e os da América Latina. O post com maior alcance, referente ao cultivo de carne em laboratório, chegou a quase 10 mil contas. E, o que teve o maior engajamento, uma homenagem ao professor Fernando Amaral da Silveira, somou mais de 1.200 interações.

DEMANDA DA COMUNIDADE

O Instagram do ICB UFMG já era uma demanda anterior à pandemia, mas no período do isolamento social cresceu exponencialmente. De acordo com a Kaspersky, entre 2020 e 2022 o uso das redes sociais alcançou a marca de 71% dos brasileiros.

“Com a melhor composição da equipe, alcançada no fim da gestão do professor Carlos Rosa e ampliada com a atual Diretoria, foi possível atender a uma pesquisa realizada junto à comunidade interna”, afirma o coordenador da ACBio, jornalista Marcus Vinicius dos Santos.

A sondagem identificou a importância dessa iniciativa para ampliar os canais de relacionamento com os públicos essenciais e aumentar a visibilidade da divulgação das ações de ensino, extensão e pesquisa do Instituto.
O diretor do ICB concorda. Para Ricardo Gonçalves o Instagram foi uma iniciativa importante para melhorar a comunicação do Instituto com o público em geral. "Estamos muito satisfeitos com o sucesso do perfil. Além de informativo e inteligente, ele é divertido e muito interativo!", comemora.

"Esperamos continuar a usá-lo como uma ferramenta para promover a ciência e, especialmente, para mostrar a importância das pesquisas em ciências da vida realizadas dentro do nosso Instituto", completou.

instagramENGAJAMENTO

Nossos seguidores são pessoas reais, que se interessaram e foram atraídas pelo perfil de forma natural”, afirma a jornalista Dayse Lacerda, da ACBio. Ela esclarece ser razoavelmente comum algumas instituições adquirirem seguidores de bases de dados e, com isso, apresentam crescimento rápido. “Muitos desses ‘seguidores’ são robôs! E não contribuem com o engajamento, o que é mais importante do que o número de seguidores, e o que é mais valorizado pelo algoritmo do Instagram”, ressalta.

O mais importante para o ICB UFMG, entretanto, não está nos números, mas nas relações que se fortalecem a cada dia indicando que o perfil se tornou um canal relevante de comunicação. Dayse Lacerda destaca o comentário da internauta @barbarampimentel em um post sobre a criação do Laboratório para Produção de Terapias para Doenças Raras. “Ela conseguiu perceber no conteúdo que produzimos exatamente o que o ICB UFMG declara como missão institucional. Descreveu com as próprias palavras a nossa razão de existir. Isso é muito gratificante”, destaca.

Como um “tiozão” que está sempre querendo parecer legal e deixar o ambiente mais leve no dia a dia, “interagimos com os fãs de uma maneira muito próxima, especialmente, no story, onde costumamos até lançar mão de alguns memes”, relata Dayse Lacerda. Nos bastidores, a equipe também se “apaixona pelos seus fãs, mantendo contato constante com eles como, por exemplo, uma estudante de ensino fundamental que quer ser bióloga, a mãe que acompanha a trajetória filha caloura nos primeiros dias de aula e o @banzedogs, perfil dos cães comunitários”.

Os internautas têm participação ativa e contribuem com a produção de conteúdo enviando sugestões de pauta e informações de utilidade publica. “Recebemos diversas colaborações, como a série de fotos da natureza no ICB UFMG enviadas pela @lidia.nanobmrg, os carrosséis científicos do @rauni.marques e as inúmeras oportunidades de bolsas enviadas pelos laboratórios.

Ao todo, são cinco posts por semana, em média, usando recursos como fotos e vídeos. A equipe se baseia nas melhores práticas de presença nas Redes Sociais, inclusive com regras de uso publicadas no site institucional. Uma das principais metas do @icbufmg nesse momento é chegar aos 10 mil seguidores e aumentar a produção de conteúdos para popularização da ciência.

SIGA O @icbufmg

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo