Indicação e eleição tem em vista intensa colaboração e intercâmbio com grupos de pesquisa da Alemanha
O professor titular do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas, Vasco Ariston de Carvalho Azevedo, foi eleito correspondente da Academia de Ciências e Humanidades de Göttingen, Alemanha. Reconhecido internacionalmente por sua produção científica, o médico veterinário, doutor em Genética de Microrganismos, foi indicado por pares tendo em vista sua intensa colaboração e intercâmbio com grupos de pesquisa naquele país.
Para o professor Vasco Azevedo, trata-se de uma honraria poder figurar ao lado de renomados pesquisadores em uma das mais prestigiosas associações de cientistas do mundo. Com foco no desenvolvimento científico, a academia é um órgão consultivo que, além do reconhecimento de méritos, “visa subsidiar os governos na formulação de políticas públicas e na condução de temas afetos ao bem-estar da sociedade”, explica.
Pesquisador 1A do CNPq, Vasco Azevedo é membro titular da Academia Brasileira de Ciênciase e vice-presidente da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C). Comendador da Ordem do Mérito Científico do MCTI, do Comitê Assessor de Genética e do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas em Biotecnologia e Recursos Genéticos do COBRG/CNPq, o professor coordena o Laboratório Internacional Associado Bact-infl do INRA e da UFMG.
O geneticista trabalha no desenvolvimento de vacinas, diagnósticos e desenvolvimento de probióticos de última geração.
Redação: Dayse Lacerda