A Semana Comemorativa dos 50 Anos do Curso de Ciências Biológicas foi aberta na manhã desta segunda-feira em solenidade no Auditório Caatinga do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
Além dos anfitriões, Élida Rabelo, diretora em exercício do ICB UFMG, e Carlos Renato Machado, coordenador do curso, a cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, do presidente do Conselho Regional de Biologia, Carlos Frederico Loiola, outras autoridades acadêmicas, técnicos administrativos e estudantes.
Ao dar início as comemorações, a professora Élida Rabelo ressaltou que “o aniversário ora celebrado é do atual curso”, suscessor do de História Natural. Para ela, há muito o que celebrar nesses 50 anos de existência. “Creio que todos os membros da vida universitária puderam constatar isso, pelas mudanças aceleradas e saltos significativos na ciência em geral e nas ciências biológicas, notadamente nos últimos quatro anos”, afirmou. Ela usou como exemplo o lançamento, no último dia 25, da primeira vacina totalmente desenvolvida no Brasil e elaborada, princiapalmente, por docentes do ICB.
Para o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, “esses 50 anos representam um rito de passagem para relembrar o trabalho o trabalho árduo daqueles que o curso atingisse o nível de excelência pelo qual é reconhecido”.
Ele destacou o esforço e o protagonismo dos profissionais da casa no enfrentamento da pandemia e para dar continuidade às atividades de ensino dos diversos cursos do ICB, bem como seu papel de vanguarda no cenário nacional.
O professor emérito Pedro Marcos Linardi, ex-aluno do antigo curso de História Natural, formado em 1962, fez um apanhado geral da história do curso, rememorando nomes de cientistas, pesquisadores e docentes que passaram por ele. “Quando foi criado, em 1971, os estudantes de Ciências Biológicas cumpriam árduas rotinas, com aulas em vários locais da cidade. A conclusão do prédio no Campus Pampulha, em 1979, favoreceu a integração interdepartamental, a expansão dos laboratórios e a interação entre as disciplinas”, relembrou. “Atualmente, os biólogos estão amplamente distribuídos nos departamentos do ICB, sendo em vários deles a maioria profissional”, ressaltou.
Ao avaliar a trajetória do curso de Ciências Biológicas, o coorenador, professor Carlos Renato Machado, ressaltou o desafio do ensino remoto durante a pandemia, especialmente, no que diz respeito as atividades práticas.”Fomos capazes de formar um número similar de alunos no período. Mas mais importante foi verificar que os estudantes formados nesse período obtiveram notas iguais ou maiores no Enade do que os que se formaram antes”, destacou. Além de reforçar a fala, sua colega de colegiado, professora Luciana de Oliveira Andrade, referiu a importância do curso para sua vida profissional e pessoal.
Agradecendo a parceria que mantém com o ICB e parabenizando o Instituto pelos 50 anos do curso, o diretor do Conselho Regional de Biologia, Carlos Frederico Loiola, destacou o papel do professor, de Ciências, de Biologia e universitários, como formador dos profissionais que estarão no mercado.
Mesa-redonda
Encerrada a cerimônia, teve início a mesa-redonda “Passado, presente e futuro da profissão e do curso de Biologia”, com os professores Carlos Rosa e Marina Assis. Ao lado do biólogo Carlos Loiola, eles passaram em revista a profissão e a formação de biólogos, falando sobre os vários pontos a se comemorar, mas, também, sobre o que ainda pode ser aperfeiçoado.
Encontre o professor
Os docentes que se formaram no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG são destaque na comemoração dos 50 anos do curso. Para animar a programação, foi organizada a instalação “Encontre o Professor” na área frontal da Portaria 1.
A partir de reproduções de “fichas de inscrição” do período em que ainda eram estudantes, a comunidade poderá viajar no tempo, ver a "cara de menino" de seus professores, assim como descobrir - ou relembrar - quem são os ex-aluno da UFMG que se tornaram profesores do Instituto.
A Semana Comemorativa dos 50 Anos do Curso de Ciências Biológicas prossegue até a quarta-feira, dia 7. Confira a programação completa, a seguir.
Dia 5
9h: Abertura
10h: Mesa redonda “Passado, presente e futuro da profissão e do curso de Biologia”
A Profissão do Biólogo - Representante do CRBio
O ensino de Biologia - Professora Marina Assis FAE
O curso de Ciências Biológicas - Professor Carlos Rosa
Dia 6
13h: Apresentação de TCCs do Curso de Ciências Biológicas
Dia 7
14h: Arquivo DA
14h30: Homenagem aos Servidores Técnicos Administrativos e Professores
15h45: Homenagem aos Discentes das cinco décadas