Além da formação acadêmica, atividades extensionistas promovem a interação com a população para formação humana e cidadã
Estudantes autores ou co-autores de atividades de extensão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB UFMG) - nas modalidades programa, projeto, curso ou prestação de serviços - passaram hoje por uma arguição oral que irá pautar a escolha das melhores propostas a serem apresentadas durante a programação da Semana do Conhecimento 2022 da UFMG.
De acordo com informações do Centro de Extensão (Cenex), o objetivo da arguição oral, que começou ontem e acontece na Sala da Congregação, é criar uma oportunidade para que a comissão de avaliadores possa tirar dúvidas sobre os trabalhos e os autores também possam complementar informações. A coordenadora do Cenex, Gleide Fernandes de Avelar, avaliou os trabalhos apresentados “com muita qualidade, como sempre”. A professora do Departamento de Morfologia observa que “existe um envolvimento significativo de todos os estudantes e é esse o objetivo das atividades de extensão”.
Gleide Fernandes de Avelar destacou como diferencial do edital desse ano os produtos de extensão. “Tivemos uma banca especial para essa avaliação e pudemos verificar o alcance das atividades extensionistas do ICB dentro da comunidade”, analisou. Na opinião da professora, que participou junto com a sub-coordenadora Micena Roberta Miranda Alves e Silva da comissão avaliadora, “esse tipo de atividade permite ao estudante interagir com a população, saindo do contexto acadêmico, importante, mas não único, para que ele se forme como profissional e cidadão”.
Os alunos inscreveram seus trabalhos na forma de resumo, pôster digital e vídeo no 25º Encontro de Extensão. Ao todo, estão sendo avaliados quatro produtos e 34 atividades. Ao todo, serão selecionadas quatro atividades e um produto como destaque acadêmico na unidade. Todos eles representarão o ICB na programação proposta pela Universidade, no período de 17 a 21 de outubro concorrendo ao Prêmio de Destaque da Extensão.
Redação: Dayse Lacerda
Fotos e vídeos: Henrique Castanheira