Produções selecionadas vão representar o ICB na Semana do Conhecimento 2022 da UFMG
Estudantes bolsistas e voluntários que atuam nos laboratórios de pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG estão apresentando seus trabalhos na 31ª Semana de Iniciação Científica. Os pôsters estão expostos no saguão em frente à Portaria do Bloco D.
A estudante Gabriela Moreira concluiu o curso de Aquacultura na Escola de Veterinária e fez a sua Iniciação Científica no Laboratório de Ecologia de Peixes do ICB. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), ela produziu um guia sobre os peixes de riacho do Alto Paraná com o objetivo de colaborar na ampliação das espécies em estudo, uma demanda identificada por ela no ambiente de pesquisa. “É muito bom estar aqui apresentando o meu trabalho que, por ser de divulgação científica, abrange não apenas a comunidade acadêmica, mas qualquer pessoa que tenha interesse em aprofundar o conhecimento sobre o assunto”, ressaltou.
Estudante de do 9º período de Ciências Biológicas e IC no Laboratório de Genética Celular e Molecular, Daiane Cristina Viega Santos acha importante trazer o projeto de dentro do laboratório e apresentá-lo para a comunidade do ICB e da UFMG, por isso está participando na 31ª Semana de Iniciação Científica de modo voluntário. “A ciência precisa chegar a outras pessoas, além de nós especialistas, para que elas vejam a importância do que estamos fazendo aqui dentro”, destacou.
Uma comissão avaliadora, composta por pesquisadores do ICB, está arguindo os autores dos trabalhos para escolher os representantes do ICB UFMG na Semana do Conhecimento 2022 da UFMG, marcada para o período de 17 a 21 de outubro. Junto aos trabalhos de outras unidades acadêmicas da universidade, eles passarão por uma nova avaliação que irá destacar o melhor dos melhores projetos de pesquisa de Iniciação Científica da UFMG.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas e de Saúde. Os alunos desenvolvem pesquisas nos laboratórios do ICB e são acompanhados por um professor orientador. Desse modo, o aluno de iniciação científica tem a oportunidade de aprender a desenvolver pesquisa, sob a orientação de um orientador, e integrar uma equipe de laboratório. Além do conhecimento, o aluno pode incluir a experiência em seu Lattes.
Redação: Dayse Lacerda
Fotos e vídeos: Henrique Castanheira