Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Ciências Biológicas
Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Edital de Seleção 2016/ 2º semestre
O Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 04 de maio de 2016 a 16 de junho de 2016, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Mestrado Profissional.
As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Curso localizada no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Bloco A4, sala 154, na Av. Antônio Carlos, 6627. CEP 31.270-901 - Belo Horizonte – MG, de 2a a 6a feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 08:30 às 13:00h. Serão também aceitas inscrições pelo Correio, com data de postagem até o dia 16 de junho de 2016.
Contatos: e-mail: ; página web do Curso de Mestrado: www.pginovacao.icb.ufmg.br.
O valor da taxa de inscrição é R$ 133,04 (cento e trinta e três reais e quatro centavos), conforme estabelece a Resolução Nº 30, de 13 de dezembro de 2007, do Conselho Universitário da UFMG. O pagamento desta taxa deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser gerada no endereço https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, com os códigos indicados no Anexo I deste Edital. Estará isento do pagamento dessa taxa o candidato cuja situação econômica justifique a gratuidade de sua isenção, a qual deverá ser solicitada à Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP, pelo menos, 15 dias antes do encerramento do período das inscrições no curso. Informações a respeito do processo de solicitação de isenção devem ser obtidas no endereço www.fump.ufmg.br ou diretamente na sede da FUMP, na Avenida Antônio Abrahão Caram, 610 - Bairro São José - Belo Horizonte/MG - Telefone (31) 3409-8400. Não haverá restituição de taxa de inscrição.
I – Das Vagas. Serão oferecidas 14 (quatorze) vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2016.
II – Dos Requisitos para a Inscrição. Para se inscrever nas provas de seleção, o candidato deverá entregar na Secretaria do Programa os seguintes documentos:
Candidatos com necessidades especiais deverão indicar, no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso.
Após a análise da documentação apresentada, a Coordenação do Curso decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado até o dia 23/06/2016. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem as exigências deste Edital.
III – Da Banca Examinadora. A banca examinadora do exame de seleção será composta por, pelo menos, 05 orientadores credenciados no Mestrado Profissional indicados pelo Colegiado do Mestrado. A relação nominal da comissão de seleção será divulgada, na Secretaria e na página web do Curso, até 48 horas antes do início do processo seletivo junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso.
IV – Do Processo Seletivo. A seleção dos candidatos será realizada nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas, em sala a ser divulgada pela Secretaria do curso. A seleção constará de 2 (duas) etapas. Todos os candidatos participarão das duas etapas.
Etapa A: Análise do Curriculum Vitae, Histórico Escolar e da Carta de interesse do candidato. Esta etapa é eliminatória e classificatória e terá peso 1. Serão atribuídas notas de 0 a 100 pontos a esta etapa, exigindo-se, pelo menos, 60% dos pontos para aprovação. A análise do Curriculum Vitae, com peso 2 na Etapa A, contará com a avaliação da experiência profissional do candidato e da adequação da sua formação em relação à área de concentração escolhida, da produção intelectual do candidato e da adequação do seu perfil à modalidade “profissional” do curso. A análise do Histórico Escolar, com peso 1 na Etapa A, avaliará o desempenho do candidato nas disciplinas do curso de graduação. A análise da carta de interesse, com peso 1 na Etapa A, avaliará a motivação do candidato e a sua justificativa para atuar em uma das linhas de pesquisa do Mestrado Profissional, entre as relacionadas no Anexo III deste Edital.
Etapa B: Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de desenvolvimento, seguida de arguição oral. Esta etapa é eliminatória e classificatória e terá peso 2. Serão atribuídas notas de 0 a 100 pontos a esta etapa, exigindo-se, pelo menos, 60% dos pontos para aprovação. Esta etapa será realizada nos dias 27 de junho a 29 de junho de 2016, com início no dia 27 às 09:00 horas, em local a ser divulgado pela Secretaria do Curso, junto com a divulgação do resultado das inscrições deferidas. Os seguintes aspectos serão avaliados nesta etapa: originalidade e relevância do projeto com relação ao(s) produto(s) esperado(s) e seus possíveis impactos; a coerência do tema do projeto com a área de concentração escolhida e as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional, entre as relacionadas no Anexo III deste Edital; a adequação da fundamentação teórica do projeto; a adequação da metodologia proposta para realizar o projeto; a adequação do cronograma de execução com os objetivos propostos; o conhecimento teórico do candidato a respeito do projeto proposto; a expressão oral de ideias.
V – Do Resultado Final. O resultado final será obtido pela média aritmética ponderada dos pontos obtidos nas etapas A e B. Os candidatos serão ordenados em sequência decrescente das médias obtidas, com a indicação de resultado: “aprovado e classificado” ou “aprovado, mas não-classificado” ou “reprovado”. Serão admitidos no curso os candidatos “aprovados e classificados” dentro do número de vagas ofertadas neste Edital. A nota atribuída à Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológico ou de Desenvolvimento seguida de arguição oral será considerada como critério de desempate. Permanecendo o empate será considerada a nota da análise do Curriculum Vitae, Histórico Escolar e da Carta de interesse. O resultado final será divulgado no dia 05 de julho de 2016, no quadro de avisos do Curso, no Bloco A4, e na página web do Programa: www.pginovacao.icb.ufmg.br.
De acordo com o Regimento Geral da UFMG, o candidato terá o prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da data de divulgação do resultado do processo seletivo, para entrar com recurso contra o resultado da seleção. No período de recurso, os candidatos terão acesso as suas respectivas avaliações.
Os candidatos cujas inscrições forem indeferidas, os candidatos reprovados e os aprovados, mas não classificados, deverão retirar a documentação entregue para inscrição até 30 dias após o prazo para o recurso. Após esse prazo, os documentos não retirados serão devidamente descartados.
VI – Do Registro e Da Matrícula. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 18 a 22 de julho de 2016, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até o dia 25 de julho de 2016.
O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico neste curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 22 de julho de 2016, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação.
Em caso de curso de graduação concluído no exterior, deverá ser apresentada cópia do diploma de curso de graduação, com selo de autenticação consular e tradução juramentada para o português, do diploma de curso de graduação, exceto aqueles diplomas emitidos em língua espanhola.
Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Programa, até o dia 22 de julho de 2016, o Registro Nacional de Estrangeiro - RNE, ou passaporte com visto Permanente ou Visto Temporário de estudante válido, documento que comprove filiação e demais documentos a serem informados pela Secretaria do Curso.
De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA.
A matrícula dos candidatos aprovados e classificados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Programa, em data a ser divulgada, observado o calendário acadêmico da Universidade.
Belo Horizonte, 29 de abril de 2016. Prof. Frederic Jean Georges Frezard - Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual.
Anexo I
Instruções para emissão de GRU
Anexo II
Roteiro para Elaboração de Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de Desenvolvimento
O projeto deverá conter:
Utilizar espaço duplo e fonte (Times New Roman, tamanho 12).
Anexo III
Áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa do Mestrado Profissional e Orientadores que poderão receber alunos no 2º Semestre de 2016
Área de concentração 1: Inovação Biofarmacêutica e Tecnológica
Linhas de pesquisa:
Orientadores:
Adriano Monteiro Castro Pimenta -
Álvaro Eduardo Eiras -
Carlos Alberto Tagliati -
Carlos Edmundo Salas Bravo -
Elaine Maria de Souza Fagundes -
Evanguedes Kalapothakis -
Frédéric Jean Georges Frézard –
Lucas Antônio Miranda Ferreira -
Maria Esperanza Cortés Segura -
Maria Jose Campagnole dos Santos -
Miriam Teresa Paz Lopes -
Robson Augusto Souza dos Santos -
Rubén Dario Sinisterra Millán -
Vasco Ariston de Carvalho Azevedo -
Área de concentração 2: Propriedade Intelectual
Linhas de pesquisa:
Orientadores:
Aziz Tuffi Saliba - ,
Fabrício Bertini Pasquot Polido -
Juliana Crepalde Medeiros -
Márcia S. Rapini -
Pedro Guatimosim Vidigal –
Rubén Dario Sinisterra Millán -
Área de concentração 3: Gestão da Inovação e Empreendedorismo
Linhas de pesquisa:
Orientadores:
Allan Claudius Queiroz Barbosa -
Ana Valéria Carneira Dias -
Armando da S. Cunha Junior -
Carlos Alberto Tagliati -
Eduardo de Campos Valadares -
Eduardo Romeiro Filho -
Francisco Vidal Barbosa -
Francisco de Paula Antunes Lima -
Márcia S. Rapini -
Maria Cecília Pereira Pereira -
Pedro Guatimosim Vidigal -
Rochel Montero Lago -
Raoni Barros Bagno -
Ruben Dario Sinisterra Millán -