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Seleção ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular (PPGBioCel)

Categoria :
Seleção da Pós
Datas
27/06/2016 00:00 - 03/08/2016 00:00
Local
Secretaria do PPGBioCel - Sala J3-258, ICB/UFMG - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627
Belo Horizonte - MG, Brasil

Estão abertas as inscrições para Seleção ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular (PPGBioCel), seguindo regime de fluxo contínuo para preenchimento de 23 vagas restantes do Edital de Seleção 2016. As inscrições deverão ser feitas online no site do Programa: http://www.pgbiologiacelular.icb.ufmg.br. O formulário eletrônico gerado na inscrição on line, impresso e assinado, e os demais documentos listados poderão ser entregues na Secretaria do PPGBioCel, situada no bloco J3, sala 258, do prédio do ICB/UFMG, nos períodos de 27/06/2016 a 03/08/2016, de 09:00 às 11:30 horas, ou por Correio, via SEDEX, com data limite de postagem em 01/08/2016. A seleção será realizada no período entre os dias 08/08/2016 e 12/08/2016.


Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Edital de Seleção 2016 – Doutorado

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 22 de dezembro de 2015 a 04 de fevereiro de 2016, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Doutorado.

As inscrições deverão ser feitas online no site do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular, no endereço eletrônico: http://www.pgbiologiacelular.icb.ufmg.br. O formulário eletrônico gerado na inscrição on line, impresso e assinado, e os demais documentos listados no item II deste edital poderão ser entregues na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular, situada na sala 258 do bloco J3, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no Campus da Pampulha, de 2ª. a 6ª. feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 09:00 às 11:30 horas e de 14:00 às 16:00 horas. Alternativamente, essa documentação poderá ser enviada por Correio, via SEDEX, com data limite de postagem em 30 de janeiro de 2016, para o seguinte endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, Bloco J3, Sala 258- do Instituto de Ciências Biológicas - Campus Pampulha - CEP 31270-901 - Belo Horizonte, MG.

Informações complementares poderão ser obtidas na Secretaria, por telefone (31-3409–2774), e-mail () ou no endereço http://www.pgbiologiacelular.icb.ufmg.br.

O valor da taxa de inscrição é R$ 118,98 (cento e dezoito reais e noventa e oito centavos), conforme estabelece a Resolução No. 30, de 13 de dezembro de 2007, do Conselho Universitário da UFMG. O pagamento desta taxa deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser gerada no endereço https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, com os códigos indicados no Anexo deste Edital. Estará isento de pagamento o candidato cuja situação econômica justifique a isenção, que deverá ser solicitada à Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP, pelo menos 15 dias antes do encerramento do período das inscrições no processo de seleção. Informações a respeito da solicitação de isenção devem ser obtidas no endereço www.fump.ufmg.br ou diretamente na sede da FUMP, na Avenida Antônio Abrahão Caram, 610 - Bairro São José - Belo Horizonte - MG - Telefone (31) 3409 - 8400.

I – Das Vagas. Serão oferecidas 30 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2016. Caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas na seleção de que trata este edital, a juízo do Colegiado do Programa, poderá ocorrer seleção ao longo do ano letivo de 2016, em regime de fluxo contínuo, em datas específicas a serem divulgadas com 30 (trinta) dias de antecedência no site do Programa.

II – Dos Requisitos para a Inscrição. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Formulário de inscrição gerado no site do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular (http://www.pgbiologiacelular.icb.ufmg.br), devidamente impresso e assinado, acompanhado de 1 (uma) fotografia (3x4) recente;

b) Três cartas de apresentação fornecidas por profissionais da Instituição onde trabalha ou em que concluiu seus estudos, sendo uma delas do orientador do mestrado, se houver. O modelo está disponível no site do Programa. Estas cartas deverão ser enviadas à Secretaria do Programa, pelo recomendante, exclusivamente por email.

c) Cópia da certidão de nascimento ou de casamento e do Documento de Identidade com validade nacional,

d) Cópia do CPF,

e) Cópia do comprovante de residência,

f) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou de sua isenção pela FUMP;

g) Cópia do diploma de curso de graduação ou documento equivalente expedido por estabelecimento oficialmente reconhecido, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;

h) Cópia do diploma de mestre, se houver;

i) Histórico escolar do curso de graduação;

j) Curriculum vitae gerado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/index.htm), com documentos comprobatórios numerados e a numeração indicada no CV Lattes. O CV Lattes e os documentos comprobatórios deverão ser encadernados e lacrados em envelope separado;

k) Prova de estar em dia com as obrigações militar e eleitoral, no caso de ser brasileiro. A certidão de quitação eleitoral pode ser obtida no site http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;

l) Candidato estrangeiro deverá apresentar os documentos exigidos pela legislação específica;

m) Comprovante de conhecimento da língua inglesa, mediante a apresentação de um dos seguintes certificados: 1) Test of English as Foreign Language Test – TOEFL (mínimo de 213 pontos para CBT TOEFL; 550 pontos para o TOEFL tradicional - PBT; 80 para iBT TOEFL; 406 pontos para o TOEFL ITP) realizado nos últimos 10 anos, 2) International English Language Test – IELTS (mínimo de 6,0 pontos), realizado nos últimos 10 anos, 3) First Certificate in English da University of Cambridge, dentro do prazo de validade do mesmo; 4) TESE Prime (mínimo de 85 pontos) realizado nos últimos 10 anos 5) Certificado de aprovação em exame de língua inglesa instrumental realizado pelo CENEX-FALE-UFMG (mínimo 60 pontos), realizado nos últimos 5 anos, 5) Serão aceitos, ainda, comprovantes que atestem aprovação na prova de inglês realizada, nos últimos 3 anos, para seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela CAPES, na qual o candidato tenha obtido nota igual ou superior a 60%, 6) Candidatos que comprovem residência em países de língua inglesa por período de, no mínimo, 12 meses, ficarão dispensados da apresentação de certificado de conhecimento de inglês;

n) Quatro exemplares impressos do projeto de pesquisa a ser desenvolvido como tese (modelo à disposição na Secretaria e no site do Programa), assinados pelo candidato e com indicação de uma das linhas de pesquisa do Programa. A relação das linhas de pesquisa está disponível na Secretaria e no site do Programa.

Candidatos com necessidades especiais deverão indicar no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação nesse concurso.

Após análise da documentação apresentada, a Coordenação do Programa decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado até o dia 05 de fevereiro de 2016 no site do Programa ou na Secretaria do Programa.

Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste edital.

III – Da Banca Examinadora. A banca examinadora será composta por três professores indicados pelo Colegiado do Programa e terá, no mínimo, dois orientadores do Programa. A relação nominal da Comissão Seleção será divulgada, na Secretaria do Programa até 48 horas antes do início do processo seletivo, junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função de candidatos inscritos neste concurso.

IV – Do Processo Seletivo. O processo seletivo consistirá de duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: (1ª.) análise do curriculum vitae; (2ª.) Arguição oral sobre o projeto e tema de pesquisa. A cada etapa serão atribuídas notas de 0 a 100, exigindo-se aproveitamento mínimo de 60% em cada uma delas.

1ª. Etapa: análise de currículo em que serão avaliados os seguintes itens: (i) desenvolvimento de atividades de monitoria acadêmica, de iniciação científica e de estágio supervisionado na área de Biologia Celular ou áreas afins; (ii) participação em eventos científicos, (iii) resumos e trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos; (iv) artigos científicos publicados em periódicos; (v) experiência docente em Instituição de Ensino Superior; (vi) prêmios e (vii) títulos. O resultado desta etapa será divulgado com o resultado final.

2ª. Etapa: Esta etapa será realizada no período de 15 a 17 de fevereiro de 2016, em local e hora a serem divulgados pela Secretaria do Programa e consistirá de avaliação do projeto de tese e sua defesa pelo candidato. Serão avaliados nesta etapa a fundamentação teórica, originalidade, clareza da exposição do tema, definição dos objetivos, adequação da metodologia aos objetivos propostos, articulação entre os objetivos, metodologia e cronograma de execução.

Para candidatos residentes em outros países, estados ou em cidades mineiras que distem 200 km ou mais de Belo Horizonte, esta etapa poderá ser realizada por meio de Skype, com vídeo, desde que solicitado no ato da inscrição. Neste caso, o candidato deverá providenciar meio de comunicação on line e informar o respectivo endereço eletrônico (Skype) no formulário de inscrição. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. O resultado desta etapa será divulgado com o resultado final.

 Do Resultado Final. A Nota Final será a média das notas obtidas na 1ª. e 2ª. etapas. Exige-se média mínima de 60% para aprovação final. Os candidatos serão ordenados na sequência decrescente da nota final, com a indicação de resultado: "aprovado e classificado", "aprovado, mas não-classificado", "reprovado". Serão aprovados e classificados, os candidatos, por ordem decrescente da nota final, observado o limite das vagas ofertadas neste Edital. Para desempate, serão utilizadas as notas obtidas na (i) arguição do projeto de pesquisa a ser desenvolvido como tese, (ii) no currículo, nesta ordem. O resultado final do processo seletivo será divulgado na Secretaria e/ou no site do Programa no dia 18/02/2016.

Nos termos do Regimento Geral da UFMG, após a divulgação do resultado final, os candidatos terão acesso as suas respectivas avaliações e poderão entrar com recurso contra o resultado da seleção pelo prazo de 10 dias, a partir da data de divulgação.

Não há garantia de bolsas para os candidatos aprovados e classificados.

Os documentos dos candidatos reprovados e dos aprovados, mas não classificados, deverão ser retirados da Secretaria até 30 dias após o prazo para o recurso final. A partir de então, os documentos não procurados serão descartados.

VI – Do Registro e da Matrícula. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 22 a 24 de fevereiro de 2016, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico, após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até o dia 26 de fevereiro de 2016.

O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 25 de fevereiro de 2016, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação.

Em caso de curso de graduação concluído no exterior, deverá ser apresentada cópia do diploma do curso de graduação com selo de autenticação consular e tradução juramentada para o português do diploma do curso de graduação, exceto aqueles diplomas expedidos em língua espanhola.

Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Programa, até o dia 25 de fevereiro de 2016, o Registro Nacional de Estrangeiro - RNE, ou passaporte com Visto Permanente ou Visto Temporário de estudante válido, documento que comprove filiação e demais documentos a serem informados pela Secretaria do Curso.

De acordo com o disposto no art. 39, § 2o, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA.

O candidato aprovado e classificado deverá efetuar a matrícula pela internet no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Programa, em data e site a serem divulgados, observando o calendário acadêmico da Universidade.

Belo Horizonte, 25 de novembro de 2015. Profa. Cristina Guatimosim Fonseca – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular.

Anexo - Instruções para emissão da Guia de Recolhimento da União - GRU

  • Acesse o endereço: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp
  • Preencha os dados abaixo:
    • UNIDADE GESTORA (UG): 153291
    • GESTÃO: 15229 (o nome da Unidade é preenchido automaticamente pelo sistema)
    • CÓDIGO DO RECOLHIMENTO: 28883-7 (A descrição do recolhimento é preenchida automaticamente pelo sistema)
  • Clique em avançar
  • Na próxima tela, preencha apenas os campos obrigatórios:
    • CPF do contribuinte;
    • Nome do contribuinte;
    • Valor principal: R$118,98
    • Valor total: R$118,98
    • NÚMERO DE REFERÊNCIA: 102013
  • No último campo, selecione a opção "geração em PDF" e clique em "Emitir GRU".
  • Imprima a GRU e efetue o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil.
 
 
 

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